Choque no Equador: jogador do Barcelona assassinado a tiro
A notícia está a chocar o futebol sul-americano. Mario Pineida, lateral do Barcelona SC, foi assassinado a tiro esta quarta-feira, juntamente com a esposa, junto a uma loja, relata a imprensa equatoriana.
Segundo o Ecuavisa, o crime ocorreu na zona norte de Guayaquil e a mãe do atleta terá ficado ferida durante o ataque, que está a ser investigado pelas autoridades.
O homicídio de Pineida ocorreu poucas horas depois de o presidente do Barcelona, Antonio Alvarez, ter revelado numa carta pública que um jogador lhe havia pedido proteção especial porque «recebeu ameaças de morte», embora não tenha especificado nomes.
A carta de Álvarez terá tido como intuito, refere a publicação. criticar os jogadores do clube, que decidiram não treinar na manhã desta quarta-feira devido a salários em atraso, reclamando de quatro meses de pagamentos.
— BARCELONA S.C. (@BarcelonaSC) December 17, 2025
Pineida tinha regressado ao Barcelona este ano, depois de breves passagens por Nacional e Fluminense.
A morte do defesa junta-se a uma lista de futebolistas assassinados no Equador em 2025. Em novembro deste ano, o Independiente del Valle lamentou a morte do jovem jogador de 16 anos, Miguel Nazareno, também em Guayaquil.
Maicol Valencia e Leandro Yépez, jogadores do Exapromo Costa, equipa do segundo escalão. foram assassinados a 8 de setembro e no dia 20 do mesmo mês, Jonathan González, ex-jogador do Independiente del Valle e do LDU Quito, perdeu a vida após ser baleado na própria casa, em Esmeraldas.