Veronika Loginova está sob forte suspeita
Veronika Loginova está sob forte suspeita - Foto: IMAGO

Chefe da agência antidoping russa acusada de fraude em Sochi 2014

Veronika Loginova nega veementemente as acusações: «Isto são contos de fadas»

Veronika Loginova, atual diretora da agência antidoping russa (RUSADA), é acusada de ter desempenhado papel central na manipulação em larga escala de controlos de doping de atletas russos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi.

A notícia foi avançada pelo The New York Times, que cita declarações de um denunciante à Agência Mundial Antidopagem (AMA).

Loginova, que assumiu o cargo em 2021, nega veementemente as acusações. «Isto são contos de fadas», afirmou, acrescentando: «Não tive acesso aos laboratórios nem estive envolvida nos procedimentos de recolha de amostras para os testes de doping

A revelação surge numa semana marcada pelo anúncio de atletas ucranianos de que irão boicotar a cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos do próximo mês. O protesto deve-se à decisão do Comité Paralímpico Internacional (CPI) de permitir a participação de dez atletas da Rússia e da Bielorrússia sob bandeira própria.

James Fitzgerald, porta-voz da AMA, confirmou a existência de uma conversa com fonte anónima que forneceu informações incriminatórias sobre a conduta de Loginova: «Não posso dizer mais nada sobre este assunto.»

Recorde-se que o escândalo de doping nos Jogos de Inverno de 2014 foi inicialmente exposto pelo antecessor de Loginova, Grigori Rodchenkov, que revelou um programa de doping patrocinado pelo Estado. O serviço secreto russo, o FSB (antigo KGB), teve papel fundamental na ocultação de casos positivos de doping de atletas russos.