Celtic bate já eliminado Utrecht com Paulo Bernardo e garante 'play-off'
O Celtic carimbou o passaporte para o play-off da UEFA Europa League ao vencer o Utrecht por 4-2 em casa. Os campeões escoceses resolveram a partida com uma entrada fulgurante, alcançando uma vantagem de três golos nos primeiros 19 minutos, a mais rápida de sempre do clube num jogo das competições europeias. Jota continua lesionado e Paulo Bernardo foi suplente utilizado (entrou aos 78 minutos, já depois dos seis golos da partida.
A equipa orientada por Martin O'Neill adiantou-se no marcador através de Benjamin Nygren, que finalizou de perto após uma jogada bem trabalhada por Kieran Tierney na linha de fundo. Este foi o 14.º golo do sueco na temporada. Pouco depois, uma sucessão de erros da defesa dos neerlandeses permitiu o segundo golo: um passe mal medido do antigo guarda-redes do Celtic, Vasilis Barkas, foi intercetado por Nygren, cujo cruzamento rasteiro foi desviado para a própria baliza pelo capitão Nick Viergever.
O cenário complicou-se ainda mais para a equipa da Eredivisie quando o árbitro considerou mão na bola de Dani de Wit, após um cabeceamento de Auston Trusty na sequência de um canto. Na conversão da grande penalidade, Arne Engels não desperdiçou e fez o 3-0. Apesar da vantagem confortável, o Celtic permitiu a reação dos visitantes. Ainda antes do intervalo, De Wit reduziu com um remate à entrada da área. Já na segunda parte, um contra-ataque rápido culminou com um golo de Adrian Blake, que fez o 3-2 e instalou alguma apreensão nas bancadas.
Contudo, os visitados, que terminoram na 21.ª posição da classificação geral, restabeleceram a vantagem de dois golos. Na sequência de um canto cobrado por Engels, Trusty elevou-se na pequena área e cabeceou para o fundo das redes, selando o resultado final e a qualificação para o play-off, a disputar a 19 e 26 de fevereiro. O adversário sairá do sorteio de sexta-feira, podendo ser o Estugarda ou o Ferencvaros. Se passarem o play-off, vão ter FC Porto ou SC Braga pela frente nos oitavos!