Fábio Veríssimo dirigiu o FC Porto-SC Braga - Foto: Eduardo Oliveira/Kapta+
Fábio Veríssimo dirigiu o FC Porto-SC Braga - Foto: Eduardo Oliveira/Kapta+

Golo bem anulado ao FC Porto? Penálti a favor do SC Braga? A análise de Pedro Henriques

Num jogo de grau de dificuldade elevada, nota positiva para a arbitragem de Fábio Veríssimo no FC Porto-SC Braga. Bem auxiliado pelos assistentes.

17’ Faltou amarelo. Jakub Kiwor, com a mão direita, agarrou e puxou a camisola de Zalazar, levando à sua queda quando este ia a entrar na área dos dragões. Livre direto e amarelo por corte de ataque prometedor que ficou por dar. Não houve falta atacante nem fora de jogo. 

19' Cartão amarelo mostrado a Francisco Moura, por protestar, por gestos e palavras, uma decisão do árbitro, que na altura assinalou livre a favor do SC Braga na zona do meio-campo.

POSITIVO
O golo anulado aos dragões, o golo do empate do SC Braga, legal e sem falta atacante, e a bola no braço de Varela, sem penálti.

32' Não obstante a área de baliza, popularmente chamada de pequena área, já não ser uma área de jurisdição do guarda-redes, onde a lei no passado protegia os guarda-redes, que nessa zona não podiam ser carregados, mantém-se ainda que os jogadores, sejam de campo ou guarda-redes, quando carregados de forma ilegal, em qualquer parte do terreno de jogo, isso origina sempre uma falta contra o infrator. No golo, bem anulado aos dragões, Jan Bednarek está inicialmente afastado do guarda-redes bracarense, cerca de dois metros, desloca-se na direção deste e aí, ao saltar, acaba por carregar de forma ilegal, com o seu braço esquerdo, o peito e pescoço de Lukas Hornicek.

34’ Treinador advertido. O 4.º árbitro chamou Fábio Veríssimo ao banco de suplentes do FC Porto, para mostrar cartão amarelo para Francesco Farioli, treinador dos dragões, por protestos em relação a uma decisão da equipa de arbitragem.

NEGATIVO
Um amarelo que ficou por mostrar a Kiwor, a indisciplina no banco dos dragões e o tempo adicional dado no segundo tempo.

38' Henrique Monteiro, um dos diretores dos dragões, foi expulso do banco dos suplentes, por protestar com a indicação do assistente que tinha assinalado que a bola tinha saído pela linha lateral, dando lançamento para os bracarenses. Este comportamento irresponsável, acompanhado, provavelmente, por palavras ofensivas injuriosas ou grosseiras, deu origem ao respetivo cartão vermelho. A bola efetivamente tinha saído das quatro linhas, o assistente tinha razão.

52’ Golo legal. Alberto, com a mão esquerda, agarra a camisola de Lagerbielke e este com o seu braço direito envolve o corpo do lateral dos dragões, ou seja, ambos usam os braços mutuamente. Nestas circunstâncias o lance é para seguir. Tudo legal.

63' Cartão amarelo para João Moutinho, que sem qualquer objetivo de jogar a bola, esticou a sua perna direita e rasteirou Pepê quando esta saía em contra-ataque. Uma falta tática bem sancionada disciplinarmente.

65’ Sem penálti. Fran Navarro desvia a bola com o seu pé direito e o esférico sobe e vai ao braço esquerdo de Alan Varela, que o tinha junto e ao longo do corpo, sem volumetria e em posição natural. A bola também veio de perto, inesperada. Decisão correta.

66' Cartão amarelo para Jan Bednarek por no seu meio-campo entrar de forma negligente sobre Fran Navarro. Rasteirou o pé direito do seu adversário, impedindo também desta forma uma saída em contra-ataque dos bracarenses.

78' Cartão amarelo para Lagerbielke, que à quarta falta acabou mesmo por ser advertido, na ocasião à saída do meio-campo impediu que Deniz Gul rececionasse a bola e fizesse a rotação.

81' Cartão amarelo para Martim Fernandes foi porque o jovem defensor dos dragões agarrou Mario Dorgeles, sem bola, sobre a linha lateral e na zona do meio-campo.

90' Foram dados quatro minutos, recuperação do tempo perdido, pouco para as incidências o segundo tempo; dois golos, quatro amarelos e cinco paragens para substituições, onde entraram nove jogadores, tudo isto tinha de se traduzir em seis minutos de tempo extra.

Pós-jogo. Fábio Veríssimo mostrou cartão amarelo a Zalazar, após o apito final, deduzo, que por palavras dirigidas ao juiz da partida. De realçar que mesmo depois do jogo terminar, e desde que os jogadores estejam no terreno de jogo, podem ser mostrados cartões. 

NOTA PARA O ÁRBITRO: 7