Pablo Carreno 
(Imago)
Pablo Carreno (Imago) - Foto: IMAGO

Carreño Busta deixa Espanha a uma vitória da final da Taça Davis

Caso Jaume Munar vença, esta tarde, Alexander Zverev os espanhóis encontrar-se-ão com a Itália na final

Pablo Carreño Busta, atualmente na 89.ª posição do ranking ATP aos 34 anos, deixa a Espanha a um triunfo da sua 11.ª final da Taça Davis.

A seleção espanhola, que não disputa uma final desta competição desde 2019, quando conquistou o seu sexto e último título, tem agora duas oportunidades para voltar a fazer história.

Depois da derrota de quinta-feira frente a Jakub Mensik, Carreño Busta redimiu-se de forma categórica frente a Jan-Lennard Struff por 6-4 e 7-6(6), numa partida que durou 1 hora e 44 minutos.

O espanhol desperdiçou os três primeiros pontos de jogo perante um adversário que apostava tudo em cada bola. Foi com essa mentalidade de risco máximo que Struff acabou por falhar cinco oportunidades para empatar o encontro. No tie-break, uma vantagem de 6-1 a seu favor transformou-se numa derrota por 8-6.

O tenista espanhol, campeão há seis anos numa equipa liderada por Rafael Nadal, soube recuperar de um break de desvantagem no segundo set. Struff teve o serviço a seu favor com 2-1 no marcador, mas não conseguiu segurá-lo.

O tenista alemão demonstrou dificuldades em gerir vantagens, algo que já lhe tinha acontecido contra Etcheverry, quando liderava o primeiro set por 3-1.

A primeira oportunidade para selar a passagem de Espanha à final contra a Itália estará nas mãos de Jaume Munar. O jogador das Baleares irá defrontar Alexander Zverev, número três mundial e o único top 10 em prova. O confronto direto entre ambos está empatado 1-1.

Caso a eliminatória fique empatada, a decisão passará para o encontro de pares. Marcel Granollers e Pedro Martínez enfrentam Kevin Krawietz e Tim Puetz.