Carlos Vicens: «A equipa está a ficar com uma identidade clara»
Carlos Vicens, treinador do SC Braga, assumiu que pretende marcar presença na final a quatro da Allianz Cup e para isso tem de ultrapassar o Santa Clara, esta quarta-feira (19.15 horas), nos quartos de final da competição.
«A competição em si tem características diferentes das últimas partidas, sabemos que com um empate vamos logo a penáltis e só um avança para a fase seguinte. Temos de apresentar uma versão mais próxima daquela que temos apresentado. O Santa Clara tem a sua ambição de passar à final four e tem mais um dia de descanso. Temos de fazer um jogo ambicioso, perante os nossos adeptos, para tentarmos marcar presença nessa meia-final.»
O técnico espanhol não quer desculpas derivadas do calendário apertado e do facto de o adversário ter tido mais um dia de descanso.
«Estamos conscientes de que se passando estamos na meia final e isso dá-nos motivação. Estamos num momento em que a equipa está a competir de forma consecutiva, são muitos jogos em pouco tempo, por isso temos de ver o treino, no qual nem podemos fazer muito, apenas ver quem recuperou melhor e como estão os níveis de energia. Porque no aspeto mental estão preparados para tudo o que pretendemos. Estamos satisfeitos que se está a ver o fruto do trabalho feito durante meses. Um jogo em que só passa um e nós temos muita acumulação de minutos, por isso temos mesmo de ver quem está com melhor energia. Não serve de desculpa, pois o calendário está definido há muito tempo. Temos de ser capazes de dar um extra quando a energia não estiver no seu melhor nível, ser competitivos e tentar chegar à Final 4», explicou o timoneiro dos arsenalistas que não se comprometeu ao ser questionado se vai realizar muitas alterações no onze.
«Temos de ver este último treino, falar com os jogadores e ver como estão. Ao competir num tão curto espaço de tempo é preciso esperar, porque os planos podem ter de ser mudados pela forma como os jogadores estão, como dormiram, por exemplo.»
Os açorianos são uma equipa compacta e que, por norma, não sofre muitos golos, mas Vicens revelou ter a lição bem estudada.
«Analisamos o Santa Clara e sabemos que a sua boa organização nos vai dar um desafio diferente. Em momentos temos de conseguir desorganizá-los, noutros temos de pressionar e ainda defender baixo quando for necessário. Acima de tudo temos de ser sólidos em todos estes processos e é nisso que está o nosso foco.»
O treinador, de 42 anos, ainda se mostrou contente com o momento que o SC Braga atravessa.
«O rendimento da equipa nas últimas partidas já se assemelha àquilo que queremos ser, mas não só contra Estrela Vermelha e Casa Pia, já no Celtic Park e em Alvalade estivemos mais próximos do que queremos ser. Estamos satisfeitos porque a equipa está a ficar com uma identidade clara.»