CAN: Senegal passa em primeiro no grupo D, RD Congo e Benim também se apuram
A República Democrática do Congo, possível adversário de Portugal no Mundial 2026, venceu o Botswana, por 3-0, na terceira jornada do grupo D da Taça das Nações Africanas (CAN), carimbando o passaporte para a próxima fase da competição no segundo lugar.
Capitaneada pelo ex-FC Porto Mbemba, a República Democrática do Congo inaugurou o marcador aos 31’, por intermédio de Mbuku. Aos 41’, depois de assistir no primeiro golo, Kakuta marcou e dilatou a vantagem.
Na segunda parte, com mudanças nas duas seleções, Kakuta bisou, aos 60’, deixando a República Democrática do Congo com uma vantagem ainda mais confortável. Três minutos volvidos, Mayele ainda marcou o 4-0, mas acabou anulado por mão na bola.
No mesmo grupo, o Senegal, de Sadio Mané, companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo e João Félix no Al Nassr, derrotou o Benim, por 3-0, fechando a fase de grupos no primeiro posto.
Seck (38’) e Diallo (62’) fizeram os dois primeiros golos do Senegal, que ficou reduzido a 10 aos 71’, face à expulsão de Koulibaly. Aos 90+7', de grande penalidade, Ndiaye fez o 3-0 final.
Apesar da derrota, Benim é um dos melhores terceiros classificados e também garante a passagem aos oitavos de final.