A seleção de Angola precisava da derrota da  Tanzânia e da derrota ou do empate do Uganda para garantir a passagem aos oitavos de final
A seleção de Angola precisava da derrota da Tanzânia e da derrota ou do empate do Uganda para garantir a passagem aos oitavos de final - Foto: IMAGO

CAN: Tanzânia empata e confirma adeus de Angola

Golos marcados tiram os Palancas Negras da prova, Tanzânia passa a ser o quarto melhor terceiro lugar

Confirmou-se esta terça-feira o adeus de Angola à Taça Africana das Nações. Os Palancas Negras precisavam da derrota ou do empate do Uganda e da derrota da Tanzânia para seguirem em frente na CAN e, apesar da derrota dos ugandeses frente à Nigéria, os tanzanianos empataram a um golo com a Tunísia, tornando-se, assim, o quarto melhor terceiro lugar da fase de grupos, o último que dava acesso aos oitavos de final da competição.

Os tunisinos chegaram à vantagem ao minuto 43, graças a penálti certeiro de Gharbi, mas Salum, aos 48', fez o 1-1, que se manteve até ao apito final. Este empate a um golo deixou Angola, no grupo B, e Tanzânia, no grupo C, com dois pontos e uma diferença de golos de -1. Com igualdade nestes dois fatores de desempate, foi preciso recorrer aos golos marcados e, neste aspeto, os angolanos, que só marcaram duas vezes na fase de grupos, ficaram atrás dos tanzanianos, que marcaram três.

Ficou, portanto, confirmado que Angola será o quinto melhor terceiro lugar da fase de grupos, sendo que apenas os quatro melhores passam aos oitavos de final. A Tanzânia segue em frente, em terceiro do grupo C, tal com a Tunísia, que ficou em segundo.

A Nigéria, já com o primeiro lugar garantido, descansou algumas figuras, como Lookman, Ndidi e Iwobi, mas isso não impediu a vitória das Super Águias, que fizeram o pleno de pontos na fase de grupos. Onuachu abriu a contagem na primeira parte, Onyedika bisou, aos 62' e 67'. Rogers Mato fez, aos 75', o golo de honra do Uganda, que acabou no último lugar do grupo C, só com um ponto.

Artigo atualizado às 18h18.