Há penálti de TV e de VAR por assinalar no Santa Clara-Benfica
Pedro Henriques analisa ao detalhe a arbitragem de António Nobre no Santa Clara-Benfica de sexta-feira, na 22.ª jornada do campeonato.
António Nobre - nota 5
5' - Sem penálti. Com imagens pouco esclarecedoras, Rafa chega primeiro e toca a bola meio com a cabeça, meio com a cara, daí ter ficado no chão a queixar-se do rosto. Gabriel Batista, esticou o braço direito, chegou depois, mas não acertou com a mão na cara de Rafa.
16' - Golo legal. Na construção da jogada que dá origem ao golo de Vangelis Pavlidis, no corredor direito do ataque dos encarnados, não há infração à lei do fora de jogo. No momento do passe de Tomás Araújo para Gianluca Prestianni, este está em posição legal (93 cm).
31' - Contacto. Venâncio promove um contacto, ligeiro e inconsequente, com o braço esquerdo no esquerdo de Barreiro; este, por sua vez, já está em desequilíbrio porque ele próprio com o pé esquerdo pontapeou o pé direito do central dos insulares. Lance legal e sem penálti.
43' - Pisão. Imprudência significa que um jogador atua sem precaução na forma como aborda e disputa a bola com o adversário. Paulo Victor, com o seu pé direito pisa, e descalça, a bota, no calcanhar esquerdo de Prestianni. Penálti de TV e de VAR.
45' - Cartão amarelo bem mostrado a Vinícius Lopes por impedir (puxar) a progressão de Samuel Dahl pelo seu corredor esquerdo, com o objetivo de parar e destruir a jogada, uma infração enquadrada na falta tática, bem sancionada disciplinarmente.
55' - Na bola. No interior da área dos insulares, Vinícius Lopes estica o seu pé direito e toca apenas na bola, desarmando de forma correta e sem falta Andreas Schjelderup, com um contacto posterior, normal e em virtude do movimento de ambos os jogadores. Sem penálti.
58' - Cartão amarelo bem mostrado a Gonçalo Paciência, pois sem ter qualquer interesse em jogar a bola acaba com o seu pé direito por pontapear a perna/pé esquerdo de Leandro Barreiro, uma entrada negligente bem sancionada disciplinarmente.
59' - Ficou por mostrar um cartão amarelo a Gabriel Silva por uma entrada a varrer, com a sua perna direita e coxa, as duas pernas de Samuel Dahl, infração enquadrada nas infrações negligentes.
63' - Sem penálti. Sidney Lima estica a sua perna direita e de raspão toca na bola pela linha de baliza, depois é Vangelis Pavlidis que, com o seu joelho esquerdo, vai ao contacto da perna direita do jogador insular, que já estava meio sentado em virtude do corte que fez na bola.
66' - Cartão amarelo bem mostrado a Lucas Soares, por, sem a bola estar no local, agarrar e derrubar Andreas Schjelderup, um comportamento antidesportivo bem sancionado disciplinarmente.
78' - Cartão amarelo bem mostrado a Frederico Venâncio porque, sem interesse em jogar a bola, o defesa-central do Santa Clara esticou o braço e tocou no peito de Rafa Silva, e com isso parou jogador e a jogada que ia na direção da baliza — corte de ataque prometedor.
80' - Fernando, que estava a marcar Nicolás Otamendi num pontapé de canto e sem que a bola estivesse ou fosse para o local, e já no interior da área, acaba por promover um contacto sobre o central encarnado, que caiu no relvado. Sem repetições de perto e em plano fechado fica difícil de perceber se houve falta, sendo que também Otamendi, sentindo o contacto, parece que cai de forma fácil. Benefício da dúvida para o arbitro e sobretudo para o VAR.
84' - José Tavares, por trás e sem interesse em jogar a bola, faz falta sobre Gianluca Prestianni quando este ia na direção e já próximo da área dos insulares, cortando desta forma um ataque prometedor — livre direto e cartão amarelo.
90' - Cartão amarelo mostrado ao avançado argentino Gianluca Prestianni por demorar no ato da substituição, retardando de forma evidente a sua saída.
90+1' - Cartão amarelo bem mostrado a Tomás Araújo por demorar a repor a bola (perda de tempo) num lançamento de linha lateral a favor da equipa encarnada.
90+2' - Expulso. cartão amarelo, o segundo, e consequente vermelho por acumulação, mostrado a Lucas Soares, que por trás, ao tocar e derrubar Barreiro quando este ia em transição rápida na zona do meio-campo, parou a jogada. Falta tática bem sancionada.