Campeões do Mundo de sub-17 condecorados por Marcelo Rebelo de Sousa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, distinguiu, esta sexta-feira, os campeões do Mundo de sub-17 com a medalha da Ordem do Mérito, numa cerimónia que teve lugar na Sala dos Embaixadores, no Palácio de Belém. O selecionador nacional Bino Maçães foi condecorado com o título de Comendador da Ordem do Mérito. Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), liderou a comitiva que foi recebida na residência oficial do Presidente da República.
Numa breve introdução à cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que «o prometido é devido», fazendo alusão à visita que a Seleção já tinha feito a Belém, sem receber as condecorações. O Presidente da República assinou a tenra idade dos galardoados: «São os mais jovens atletas do futebol e do desporto português a ser condecorados. Tenho por isso grande honra e orgulho na entrega destas insígnias.»
Pedro Proença, presidente da FPF, prestou declarações no final da homenagem.
«Cumprimos hoje a segunda parte desta cerimónia. Passados 34 anos, voltámos a ser campeões do Mundo, por isso este é um momento simbólico para todos os jogadores e equipa técnica que nos deixa obviamente satisfeitos e orgulhosos. Foi um ano histórico para o futebol português e para a FPF. Um ano civil memorável, onde tivemos a capacidade de estar em seis finais, ganhando cinco. 2025 foi um ano marcante e desafiante e projetamos 2026 com igual vontade de concretizar muitos e bons sonhos», começou por referir, destacando o trabalho dos clubes e associações distritais.
Pedro Proença destacou ainda o artigo de opinião que escreveu em A BOLA.
«Esta nova administração da FPF não se esconde, afirma-se! Mas há grandes desafios para as quase 30 seleções que temos. O que desejo é que se 2026 não for igual a 2025 que seja um ano de muito, muito sucesso. Nos outros assuntos, a FPF saberá fazer o seu papel que é mediar todos os processos, sabendo que há temas que são do futebol profissional e, portanto, da responsabilidade da Liga Portugal com a qual trabalharemos em conjunto. Acima de tudo, estamos focados em potenciar as nossas competições e as nossas seleções, pois queremos dar mais alegrias aos portugueses», afirmou, abordando o futuro dos jovens campeões do Mundo.
«Posso assegurar que vamos fazer uma remodelação completa da Liga Revelação. O nosso campeonato de sub-23 vai ser todo ele reformulado, com um novo posicionamento para que estes jovens não tenham de procurar o estrangeiro para a sua afirmação. Queremos fazer reformulação dos quadros competitivos, para potenciar um espaço desportivo muito importante para o jovem futebolista português – não só a Liga Revelação, mas também as equipas B - se afirmar no panorama nacional», completou.
Bino Maçães, condecorado com o título de Comendador da Ordem do Mérito, confessou ter sido «um dia especial».
«É um momento de grande orgulho, mas também de grande responsabilidade. Eles, jogadores, e nós, equipa técnica, temos de dar resposta a essa responsabilidade de dar continuidade às suas carreiras. É com grande satisfação que vi que alguns deles já têm minutos nas equipas principais e nas equipas B. Têm dado boa resposta e vimos isso com muito agrado. Crescer na adversidade, em equipas com intensidade e em estádios cheios vai fazê-los crescer. Foi um orgulho ouvir as palavras de Luís Campos, diretor desportivo do PSG, espero que eles consigam ter grandes carreiras, se possível nos seus clubes e, depois, também, no estrangeiro», disse.