Os cinco jovens dragões foram homenageados pela AF Porto - Foto: FC Porto
Os cinco jovens dragões foram homenageados pela AF Porto - Foto: FC Porto

Homenagem aos dragões campeões do Mundo: «FC Porto faz da formação uma causa»

AF Porto prestou tributo à proeza alcançada por Martim Chelmik, Yoan Pereira, Bernardo Lima, Mateus Mide e Duarte Cunha

Martim Chelmik, Yoan Pereira, Bernardo Lima (que no início do mês recebeu o Dragão de Ouro para revelação), Mateus Mide e Duarte Cunha, os cinco campeões do mundo do FC Porto pelos sub-17 de Portugal, foram homenageados ao final da tarde, numa cerimónia organizada pela AF Porto, que teve como palco o campo Diogo Jota, na zona da Prelada.

Os azuis e brancos estiveram representados pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Tavares, pelo Vice-Presidente, Tiago Madureira, e pelo Diretor da Formação, José Tavares. Em representação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) esteve o Diretor Financeiro, Vasco Pinho.

José Manuel Neves, Presidente da AF Porto, reconheceu que o trabalho realizado pelos dragões na área da formação de jovens talentos é fruto de «muita competência» e salientou no seu discurso que «ter cinco campeões do mundo» não pode «ser obra do acaso». «O FC Porto é um clube que faz da formação uma causa, que exige, mas que propicia também aos seus atletas a capacidade de competir para ganhar, incluindo valores muito próprios, mais reconhecidos além-fronteiras. Os resultados mostram-nos que estamos no caminho certo», afirmou.

«Tudo isto é fruto do trabalho e da dedicação, do trabalho dos clubes, das associações distritais, dos treinadores e das famílias que lhes dão apoio. Foi isso que permitiu, muitos anos depois, Portugal ser campeão do mundo e europeu», destacou o dirigente, afirmando ser «obrigação» da AF Porto acolher e louvar cinco campeões que também «pisaram os relvados ao serviço das seleções distritais».

Com uma nova academia em construção e com parte da infraestrutura já ao dispor da formação, como é exemplo o relvado artificial do campo Diogo Jota, a AF Porto acredita que mais campeões irão surgir: «Com espírito de sacrifício, tudo isto é possível, desde que trabalhemos todos no mesmo sentido: a Federação Portuguesa de Futebol, as associações distritais e os clubes. Se todos estivermos a trabalhar em uníssono, teremos mais campeões do mundo. mais campeões da Europa e mais conquistas.»

Num final de tarde dominado por temperaturas baixas, muitos familiares do quinteto campeão do mundo de sub-17 marcaram presença na cerimónia de tributo aos jovens dragões.

Galeria de imagens 4 Fotos