Câmara cancela passeio ligado ao FC Porto após protestos de adeptos do Leixões
A Câmara de Matosinhos cancelou a Dragonada, uma iniciativa do FC Porto que fazia parte do programa de Festas do Senhor de Matosinhos. A decisão, adiantada pelo Jornal de Notícias (JN), acontece depois terem aparecido em Matosinhos várias faixas de protesto contra o evento.
«Dia 31 não há passeio nenhum», «Fora com os dragões em terra do Leixões», «Rua com a dragonada, aqui é peixeirada», «Dragonada? CMM apoia o clube da cidade errada» são algumas das frases escritas em faixas que apareceram pela cidade.
O vereador Fernando Rocha disse ao JN que a polémica é «desproporcionada», mas adiantou que o evento estava cancelado «na defesa da paz social que deve perdurar nas Festas da Cidade que tem uma história com mais de 700 anos».
A Dragonada constava do programa oficial das festas do Senhor de Matosinhos, elaborado pela Câmara de Matosinhos e pela Associação para a Animação da Cidade.
O passeio, inserido no Ciclo Rotas do Dragão, ia acontecer no dia 31, com o historiador Joel Cleto e era assim apresentado: «A coincidir com as Festas do Senhor Matosinhos, este passeio cultural vai explorar o passado mais remoto do FC Porto e levar o historiador Joel Cleto a espaços como a Praça Guilherme Pinto, a Igreja do Bom Jesus e o edifício dos Paços do Concelho, obra de Alcino Soutinho, arquiteto referencial português vinculado, também, à história azul e branca.»