Bino Maçães avisa: «Com Marrocos será completamente diferente»

Seleção entrou no Mundial sub-17 a golear a Nova Caledónia por 6-1, mas treinador nacional pede atenção a novo adversário

Depois de uma entrada a vencer no Mundial sub-17, que decorre no Qatar, derrotando a Nova Caledónia, por 6-1, o próximo desafio da Seleção Nacional sub-18 adivinha-se mais difícil - esta quinta-feira é com Marrocos, campeão africano, cuja recente aposta na formação tem dado frutos, como se viu pela conquista do Mundial sub-20.

O treinador nacional, Bino Maçães, deu nota dessa mudança mental que os seus jogadores terão de fazer.

«Um jogo completamente diferente do da primeira jornada, frente a uma equipa muito forte nas suas ambições de poder passar o grupo, com princípios muito interessantes e serão uma equipa que nos criará muitos problemas», disse ao canal 11.

Marrocos perdeu com o Japão na primeira jornada (0-2), por isso está mesmo obrigado a ganhar. «Sabemos que será um jogo difícil, mas decisivo para Marrocos que perdendo contra nós pode hipotecar aqui o acesso à fase seguinte e temos de jogar também com isso», avisou.

«Podem ser mais pressionantes porque querem meter mais respeito a Portugal. Acredito que eles também saibam do nosso valor e que tenham isso em atenção, tal como nós teremos com eles. Acredito que será um grande jogo, muito disputado, duas equipas que serão fortes e intensas e, por isso, temos de estar no nosso melhor», desejou o treinador nacional, que antecipou alterações no onze:

«Sim, nós falámos disto no final do europeu, que gostaríamos de neste Mundial dar mais oportunidades aos jogadores, para poderem também jogar, pois esperamos ter mais jogos nesta competição. Iniciámos com um onze, no próximo jogo irão jogar outros e eventualmente no jogo seguinte serão também outros jogadores. O importante é todos termos um espírito de ambição, de querermos ganhar os jogos e depois de jogo para jogo percebermos aquilo que queremos e o que fazer, para sermos eficazes independentemente de quem joga.»

O defesa Martim Chelmik antecipou também o duelo dos campeões europeus com os africanos. «Sabemos que será um jogo muito complicado, contra uma equipa que nos irá causar muitas dificuldades e que nos vais exigir o nosso melhor. Respeitamos muito o adversário, sabemos o que temos de fazer, estamos muito confiantes no nosso trabalho, temos feito as coisas bem e, por isso, estamos confiantes para fazer um bom jogo amanhã. O primeiro jogo deu para percebemos o que será o mundial, um mundial onde vamos encontrar equipas com muita qualidade, que nos irão causar muitas dificuldades e temos de estar sempre preparados para enfrentar qualquer tipo de jogo e Marrocos não irá fugir à regra. Será sempre um grande jogo, com duas equipas de grande qualidade e que nós consigamos ganhar.»

Martim Chelmik - Foto: FPF

O encontro com Marrocos está agendado para quinta-feira, às 15h30 locais (12h30 em Lisboa). Portugal encerra a fase de grupos no dia 9 de novembro, com o Japão, com apito inicial marcado para as 16h30.