Michelle Gisin
Michelle Gisin - Foto: IMAGO

Bicampeã olímpica com regresso incerto: «Poderia ter ficado paraplégica»

Michelle Gisin sofreu acidente num treino em dezembro

A bicampeã olímpica Michelle Gisin estaria, em circunstâncias normais, a preparar-se para a sua quarta participação nos Jogos Olímpicos. No entanto, a sua época terminou prematuramente no início de dezembro, após uma queda brutal num treino antes da primeira descida da temporada da Taça do Mundo.

Dois meses após o grave acidente em St. Moritz, na Suíça, onde sofreu lesões no joelho esquerdo, na coluna cervical e no pulso direito, Michelle Gisin atualizou o seu estado de saúde. «Estou a recuperar muito bem das três lesões», afirmou a atleta, citada pelo jornal Blick.

A estrela suíça confirmou ainda que, pese o infortúnio, teve uma sorte tremenda, dada a lesão extremamente grave na coluna cervical: «Os médicos disseram-me que foi por um triz. Poderia ter ficado paraplégica. A ideia de ficar paralisada da cintura para baixo era aterrorizante para mim.»

Por enquanto, não tem a certeza se voltará a competir no esqui. «Enquanto não voltar a calçar os esquis, continuo a ser uma atleta. Só depois é que decidirei. Estou muito grata por ter todas as opções para recuperar totalmente», acrescentou.

Ao mesmo tempo, admitiu que os próximos Campeonatos do Mundo, que a Suíça irá acolher, poderiam servir de motivação para o regresso. «Quero voltar à forma. Tento encarar os Campeonatos do Mundo em casa, em Crans Montana, em 2027, como uma motivação. No entanto, se lá estarei, é uma incógnita. Sei que ainda tenho um longo caminho a percorrer», concluiu.