Benfica: Vieira anuncia candidatura até ao fim do mês
Luís Filipe Vieira prevê anunciar a candidatura à presidência do Benfica até ao final do mês. A decisão do antigo presidente dos encarnados está tomada e, salvo alguma contrariedade de última hora, será anunciada entre 20 e 26 de agosto, ou seja, entre as datas do play-off de acesso à fase de liga da Champions, para o qual a equipa de Bruno Lage não está qualificada, apesar de ter dado um passo muito importante com a vitória sobre o Nice, em França, na primeira mão da terceira pré-eliminatória.
O Benfica, entre esses dias, também receberá em casa o Tondela, para a terceira jornada do Campeonato — Liga ainda não confirmou o dia.
Na perspetiva de Vieira, o timing do anúncio evitará associações a qualquer eventual resultado negativo da equipa de futebol. Uma das preocupações de Vieira é, justamente, evitar acusações de desestabilização. Já a apresentação da candidatura está a ser preparada e deverá acontecer apenas em setembro.
Presidente do Benfica de 2003 a 2021, quase 18 anos, líder que mais tempo desempenhou as funções, Vieira tem mantido o tabu sobre a candidatura. Mas não faltará, pois, muito tempo até esclarecer que avançará para a corrida, que já conta com cinco candidatos — João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer, Cristóvão Carvalho e Rui Costa.
Vieira, nas últimas intervenções públicas, tem sido muito crítico à gestão de Rui Costa, que contratou para o Benfica no verão de 2006 e com quem trabalhou nos gabinetes, depois de o antigo jogador pendurar as chuteiras, na qualidade de diretor desportivo, administrador da SAD e vice-presidente. Sente-se não só preparado para avançar como está convencido de que irá vencer as eleições.
Pela mão do então presidente Manuel Vilarinho, Vieira entrou no Benfica como gestor para o futebol a 15 de maio de 2001. A 31 de outubro de 2003 venceria a primeira de seis eleições. A 9 de junho de 2021 suspendeu funções depois de ter sido detido, dois dias antes, no âmbito da operação Cartão Vermelho, ainda em fase de instrução, na qual é suspeito dos crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais, por negócios na qualidade de presidente da SAD do Benfica.
Vieira responde ainda em tribunal no âmbito dos processos dos emails e Lex, respetivamente por corrupção ativa, oferta ou recebimento indevido de vantagem e fraude fiscal qualificada, e recebimento indevido de vantagem. Vieira negou todas as acusações em todos os processos.
Como presidente, em quase 18 anos, o Benfica conquistou, no futebol masculino, sete Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, sete Taças da Liga e cinco Supertaças, para lá de ter voltado a finais europeias, duas na Liga Europa, que perdeu com Chelsea e Sevilha, em 2013 e 2014. Foi, ainda, um dos principais defensores da construção do novo estádio, que inaugurou a 25 de outubro de 2003, assim como o centro de formação e estágio no Seixal, a 22 de setembro de 2006.
As eleições do Benfica estão agendadas para 25 de outubro. Caso nenhum candidato consiga mais de 50 por cento dos votos será marcada segunda volta.