Plantel do Benfica (foto: Imago)
Plantel do Benfica (foto: Imago)

Benfica: toque a reunir no balneário para atacar o pódio

Sentimento de injustiça aumenta determinação dos encarnados

O Benfica preparou a deslocação a Arouca tendo em consideração a possibilidade de não contar, esta noite, com José Mourinho, castigado com um jogo e 11 dias de suspensão na sequência dos incidentes que marcaram os instantes finais do clássico frente ao FC Porto, realizado a 8 de março. O treinador do Benfica envolveu-se numa discussão com o adjunto portista Lucho González — depois de a equipa ter marcado o golo do empate que fixou o resultado em 2-2 — e pontapeou uma bola que, no entendimento do árbitro João Pinheiro, seguiu em direção à área técnica adversária.

Galeria de imagens 45 Fotos

O castigo poderá obrigar o técnico a falhar o encontro de hoje em Arouca, referente à 26.ª jornada do campeonato. Devido à impossibilidade de sobrepor os dias de suspensão ao jogo de penalização, José Mourinho também poderá estar ausente do banco na receção ao Vitória de Guimarães, agendada para o próximo dia 21 de março.

A interrupção da Liga para os compromissos das seleções nacionais permitirá depois que a sanção seja, eventualmente, cumprida na totalidade sem comprometer a presença do treinador na deslocação ao terreno do Casa Pia.

Recurso de caráter suspensivo

Face a esta decisão do Conselho de Disciplina, que motivou um comunicado contundente e a apresentação de recurso com caráter suspensivo do Benfica (ver página 3), o técnico não realizou a habitual antevisão ao jogo com o Arouca, abdicando tanto da conferência de Imprensa como da intervenção na televisão do clube, prática recorrente durante a temporada.

O que dizem os regulamentos

Os regulamentos da Liga não obrigam à realização de antevisões mas sim às conferência pós-jogo — «A realização da conferência de Imprensa deve ser feita após o final dos jogos das competições organizadas pela Liga, desde que reunidos no mínimo três jornalistas, independentemente de serem televisionadas ou estar prevista a realização de uma flash interview», lê-se no artigo 64. Nestas circunstâncias, as conferências de Imprensa após os desafios exigem a presença do técnico principal, mas, confirmando-se castigo de Mourinho, deverá ser o adjunto João Tralhão a assumir a comunicação.

Foi João Tralhão quem assumiu a responsabilidade de falar aos jornalistas antes e depois do jogo com o Real Madrid em Espanha, na segunda mão do play-off da Champions — Mourinho fora expulso na primeira mão, em Lisboa, viu dois cartões amarelos no espaço de segundos por protestos.

Esta foi, portanto, a segunda expulsão de Mourinho desde que o treinador voltou no Benfica. Em Madrid, Mourinho acabou por ver no autocarro do clube o jogo que ditou o adeus à Liga dos Campeões (1-2, depois de um 0-1 no Estádio da Luz); fica a expectativa de como irá o treinador acompanhar hoje o jogo com o Arouca, caso o recurso não seja deferido. Os encarnados, porém, aguardam a resposta do Conselho de Discplina.

Blindagem aumenta

O sentimento de injustiça em relação às decisões disciplinares e de arbitragem, frequentemente manifestado por Mourinho e por Rui Costa, presidente do clube, acabou por fechar o plantel num ambiente de maior resguardo e união, visando manter o foco nos objetivos desportivos.

Já eliminada das taças e das provas europeias, a equipa encontra-se a três pontos do Sporting e a sete do líder FC Porto. Apesar de o título ser um cenário difícil, a conquista do segundo lugar é prioritária, uma vez que garante o acesso à Liga dos Campeões de 2026/2027.

Para atingir essa meta sem depender de deslizes de terceiros, o Benfica necessita de vencer as nove jornadas restantes no campeonato, incluindo — e fundamentalmente — o jogo com o Sporting em Alvalade na jornada 30, o que permitiria ultrapassar o rival no pódio da Liga. A eventual vitória, depois do empate (1-1) do duelo da primeira volta, no Estádio da Luz, daria vantagem aos encarnados no confronto direto. É para essa meta, sem atirar a toalha ao chão na luta pelo título, que José Mourinho e a equipa técnica têm trabalhado e motivado os jogadores, procurando, no que pode ser entendido como pacto, que se mantenham blindados contra o ruído das últimas jornadas.

OPORTUNIDADES PERDIDAS

Apesar de manter a invencibilidade na competição, o percurso da equipa do Benfica tem sido marcado por oito empates que impediram uma maior aproximação à liderança e explicam os pontos que nesta altura a separam do Sporting.

Em diversos momentos da época, como nos empates frente ao Casa Pia (11.ª jornada), SC Braga (16.ª) e Tondela (20.ª), a equipa desperdiçou oportunidades de igualar a pontuação do Sporting. Atualmente, após novos empates de ambos os emblemas de Lisboa na 25.ª jornada — o Benfica com o FC Porto e o Sporting com o SC Braga — a margem de erro é inexistente, deixando a decisão final da classificação, no que ao segundo lugar diz respeito, nas mãos do desempenho do Benfica nesta reta final do campeonato.