Miguel Sánchez-Migallón tenta o golo     Fotografia SL Benfica
Miguel Sánchez-Migallón tenta o golo Fotografia SL Benfica

Benfica seca Águas Santas e marca dérbi para a final com Sporting

Encarnados conseguiram anular a desvantagem de três golos que traziam da primeira mão e vão à procura, em Alcobaça, da sua sétima Taça de Portugal em 14 finalíssimas contra a equipa que ainda não sofrer qualquer desaire em provas internas esta temporada

Sporting e Benfica garantiram, este sábado, o apuramento para a final da 54.ª Taça de Portugal. Marcada para 7 de junho, em Alcobaça, vai ser a oitava ocasião em que as duas equipas se encontram no jogo de decisão do troféu, estando, neste confronto direto, os encarnados — que contabilizam seis Taças — com vantagem mínima de 4-3. Isto apesar de os verdes e brancos serem aqueles que têm mais êxito na prova entre todos os clubes nacionais: 19 em 30 finais.

Se no caso dos leões será pela quinta temporada seguida que vão lutar pela Taça de Portugal — e tudo ficou resolvido com uma vitória frente ao Marítimo por 42-28 (21-15 ao intervalo) —, a maior expectativa residia no que iria acontecer na Luz, depois de a formação de Jota González ter sido batida na 1.ª mão ante o Águas Santas por 31-28.

Desta vez não deu hipótese. Derrotou os nortenhos por pesados 36-22 (14-9 ao intervalo), com Reinier Taborda (8) a imprimir um ritmo forte e acerto desde o início (3-0), e com a equipa a reagir bem ao 3-2 com um parcial de 4-1 (7-3).

Se a partir dos 10-5 existiram invariavelmente cinco golos de vantagem para os visitados, após o regresso do balneário, Taborda, Mikita Vailupau (5), Miguel Naranjo (6) e Belone Moreira (4) acabaram com as dúvidas sobre se as águias iriam conseguir anular a diferença de golos do embate anterior.

Gabriel Conceição (6) e José Nunes (4) foram os melhores goleadores do conjunto nortenho.