Mourinho e McTominay, no Estádio da Luz, num Benfica-Man. United, em 2017 — Foto Imago
Mourinho e McTominay, no Estádio da Luz, num Benfica-Man. United, em 2017 — Foto Imago

Benfica: Mourinho ajudou a criar um dos 'monstros' do Nápoles

Treinador dos encarnados lançou uma estrela quando trabalhou no Manchester United

José Mourinho, treinador do Benfica, tem lidado insistentemente com a questão da formação desde que regressou ao clube da Luz e em outubro lembrou, em contexto de conferência de Imprensa, que tem um passado a lançar jogadores.

O técnico das águias puxou dos galões e disse aos jornalistas que foi responsável por lançar jogadores como «Varane, Petr Cech e McTominay». Ora este último está precisamente na lista dos mais perigosos do Nápoles e pisa o Estádio da Luz esta quarta-feira.

Foi a 7 de maio de 2017, num Arsenal-Manchester United (2-0), um duelo mais entre Arsène Wenger e José Mourinho, que o português lançou o médio inglês. Ao minuto 84, para o lugar de Juan Mata. O jogador, então com 20 anos, viria depois a ser titular a 21 de maio, na vitória (2-0) sobre o Crystal Palace, em Old Trafford. E aí já teve direito a 90 minutos.

Na temporada seguinte, 2017/18, ainda começou a jogar pela equipa de sub-23 do Manchester United, mas José Mourinho chamou-o definitivamente para junto de si. Estaria já em 23 encontros da equipa principal e a carreira estava lançada.

Scott McTominay, 67 jogos e 14 golos pela seleção escocesa (nasceu em Inglaterra mas tem ligação familiar à Escócia), é um médio-ofensivo virtuoso, com golo, e tornou-se jogador mais ou menos importante no Manchester United, dependendo do treinador e da época, após a aposta de José Mourinho. Mas acabaria por sair em 2024/25 para o Nápoles, onde rapidamente se impôs: 13 golos em 36 jogos. Este ano leva 5 golos em 19 partidas.

Alex Mcleish, antigo selecionador escocês, revelou a dada altura, em declarações ao The Telegraph, que José Mourinho foi fundamental na escolha de seleção de McTominay — «Olhando para trás, penso que todos nós, escoceses, devemos agradecer um pouco a José Mourinho» —, mas também o jogador, no passado, rendeu homenagem ao português.

«José Mourinho tem sido absolutamente incrível comigo. Ajudou-me muito quanto ao que posso fazer, a ser mais humilde, a dedicar-me nos treinos e a ser uma pessoa melhor. É incrível a confiança que tem em mim e ao colocar-me em jogo, não podia estar mais grato», afirmou McTominay ainda no United, em 2018.

Quarta-feira, no Estádio da Luz, José Mourinho e a agora estrela napolitana estarão frente a frente (McTominay jogou com problemas nos adutores e preocupa, mas deve viajar com a equipa), mas será seguramente um dos reencontros interessantes da partida da 6.ª jornada da fase de liga da UEFA Champions League.