Benfica lidera nacional de clubes
Ao contrário do que aconteceu há um ano em Albufeira, em que o Sporting, atual campeão feminino, chegou ao final do primeiro dia do Nacional de clubes a liderar nas senhoras, desta feita o Benfica fechou as duas primeiras jornadas da 46.ª edição do campeonato, que decorre na Piscina Municipal de Quarteira, tanto à frente nos homens (144 pts), como nas mulheres (141).
No sector masculino, onde as águias, que contam com o duplo medalhado mundial Diogo Ribeiro, amealharam o máximo de pontos na sessão vespertina ao vencerem as quatro provas – 200 livres, 100 bruços, 200 mariposa, 4x100 estilos – que fecharam as nove do dia, a vantagem sobre o FC Porto (124) é de 20 pontos, seguindo-se ainda na luta pelo pódio o Algés (118), Sporting (91) e V. Guimarães, SC Braga e Louletano, todos com 90. Equilíbrio que promete emoção para este domingo.
Note-se que, em 2024/25, quando o Benfica conseguiu o primeiro tricampeonato consecutivo da sua história, algo só alcançado por Algés e Sporting nos homens, os encarnados levavam um avanço de 27 pontos sobre o FC Porto.
Mas, como se esperava à partida, a maior expectativa está em como vai acabar a competição feminina, onde as nadadoras lideradas por Miguel Frischknecht apenas possuem nove pontos de vantagem face ao Sporting (132), com o FC Porto (112) a ocupar a terceira posição e com poucas probabilidades de entrar na luta por um título que chegou a conquistar oito vezes consecutivas (2008/09-2015/16): Agora tem a sombra do Algés (109) e SC Braga (100) no último degrau do pódio.
Na época passada, à entrada para o segundo dia, as leoas detinham mais 14 pontos dos que as águias e 22 dos que as portistas.
Durante as duas sessões, a estafeta feminina do Sporting de 4x100 livres (3.42,27m) fixou um novo recorde nacional, assim como a de 4x100 estilos (4.05,43), que pertenciam ao FC Porto.