Fotografia FIBA

Benfica conquista primeira vitória na Champions

Águias, que chegaram a liderar por 14, praticamente apenas cederam a liderança no último quarto, mas nunca deixaram o adversário fugir no marcador

O Benfica conquistou, esta quarta-feira, a primeira vitória na Liga dos Campeões ao derrotar os franceses do Le Mans por 93-90 (26-19-21-23, 22-21, 23-26) em partida a contar para a 4.ª jornada do Grupo H. Na primeira vitórias as águias haviam sido batidos por 89-69.

Com este êxito, as águias igualam o registo do Les Mans na poule (1 v-3 d), ainda que em desvantagem no confronto directo, e mantêm em aberto a possibilidade de virem a ocupar, pelo menos, o 3.º lugar, que dá acesso a um play-in para a fase seguinte.

Depois de apenas terem permitido que o adversário liderasse em duas ocasiões no quarto inaugural, a última por 3-4 e tendo em Makram Bem Romdhame (13 pts, 3 res, 3 ass) e Geno Crandall (8 pts, 5 res, 5 ass) os elementos mais decisivos no ataque onde não era fácil jogar dentro da área contrária, mas com cada um a conseguir 10 e 7 pontos até ao intervalo (47-42), foi no 3.º quarto que os tetracampeões nacionais impuseram maior domínio.

Sobretudo após terem visto o líder da liga francesa reduzir a diferença a três (49-46). construíram um parcial de 11-0 (60-46) em 4m que trouxe a maior vantagem em toda a partida.

No entanto, o problema de faltas em alguns dos principais elementos e uma vez mais dificuldades em travar os homens mais altos dos gauleses, originou bastante intranquilidade no conjunto de Norberto Alves, que não desapareceu com descontos de tempo, com o Le Mans a aproveitar o momento para conseguir uma sequência de 2-8 (64-57) com cinco pontos a surgirem de lance livre por ação de Johnny Berhanemeskel (17). Aspecto onde os visitantes até se mostraram demasiado perdulários (18/28).

Valeu então a ação de Eduardo Francisco (8), incluindo um triplo, para que os campeões lusos fechassem o 3.º quarto no comando por 70-64.

O derradeiro período não trouxe boas notícias. Logo no arranque, o poste Rasaq Yassuf (9 pts, 4 res) cometeu a quinta falta. A equipa voltou a atrapalhar-se na hora de lançar ao cesto e, face à maior pressão defensiva do Le Mans. um parcial de 5-14 (75-78) recolocou os forasteiros na liderança, com o base Trevor Hudgins a ser um diabo à solta ao converter 19 dos seus 30 pontos no período. Incluindo os últimos 12 dos gauleses.

Havia que encontrar alguém que resolvesse os problemas no ataque, quer dentro como fora da área pintada. O poste Aleksander Dziewa (18 pts, 5 res) e o base Aaron Broussard (12 pts, 8 ass) assumiram o momento e deixaram os lisboetas definitivamente no comando após sequência de 10-2 (88-84) com o público a entrar no jogo.

Os últimos 36 segundos foram repartidos nas linhas de lance livres de cada lado após faltas. O Benfica (quase) não tremeu e garantiu a vitória que mantém viva a ambição da fase seguinte.