Vitória de Guimarães: castelo suspira por Rivas
Óscar Rivas está afastado dos relvados desde o dia 17 de dezembro, quando se lesionou na primeira parte da partida da Taça de Portugal contra o Aves SAD (1-0). O espanhol, de 25 anos, teve de sair ao minuto 28. 13 minutos depois, a equipa sofreu - algo que tinha acontecido apenas uma vez nos últimos seis jogos da equipa.
Os conquistadores passavam por um excelente momento de forma - Tondela (1-0), Mortágua (4-0), Aves SAD (4-0), FC Porto (3-1), Gil Vicente (0-0), Rio Ave (1-0) -, com o plano defensivo em destaque, até Rivas (totalista em todos os jogos mencionados) lesionar-se e tudo mudar. Nos dez encontros realizados, no tempo de ausência do central, o Vitória de Guimarães só não sofreu frente ao Casa Pia (0-0) e Moreirense (1-0).
Até àquela contrariedade, figurava a ideia de que Luís Pinto tinha mesmo encontrado na consistência defensiva um dos segredos para o melhor momento (excluindo a conquista da Taça da Liga) da temporada - com Rivas a ter um papel crucial. Tal foi confirmado pelos números: antes de se magoar, com o espanhol em campo, os vitorianos tinham sofrido doze golos em 15 partidas; desde então, sofreram 16 em apenas dez.
Nóbrega de pedra e cal
Apesar de ter sido Thiago Balieiro a entrar no jogo contra o Aves SAD e a alinhar no duelo seguinte frente ao Sporting, foi Miguel Nóbrega a ganhar o lugar habitual de Rivas. O ex-Rio Ave, que não era titular desde agosto, regressou ao onze no jogo diante o Casa Pia, a 28 de dezembro, e não mais largou a posição.
Rivas perto do regresso
Ainda assim, mal esteja disponível (e não faltará muito), a aposta deverá voltar a recair em Rivas. Sabe A BOLA que o craque começou a treinar-se na relva nos últimos dias, embora à parte do grupo, continuando a fazer ginásio e tratamento.
É certo que central, a cumprir a segunda época de D. Afonso Henriques ao peito, não estará disponível para o próximo jogo contra o Estrela da Amadora (sábado às 18h), mas a esperança é de que, dada a recuperação positiva, regresse à competição até ao final do mês.