Dorgeles festeja golo com Pau Victor - Foto: SC Braga
Dorgeles festeja golo com Pau Victor - Foto: SC Braga

SC Braga: está de volta o fogo sagrado de Dorgeles, o senhor €11 milhões

Extremo costa-marfinense, contratado pelos guerreiros no último verão, está de regresso em pleno, depois de três semanas de ausência

O xadrez ofensivo do SC Braga volta a contar com uma das suas peças mais valiosas e imprevisíveis. Numa fase da temporada em que a margem de erro é nula e a exigência física atinge o limite, o regresso de Mario Dorgeles em pleno, após três semanas de ausência, é a notícia que o treinador Carlos Vicens e a massa adepta arsenalista mais ansiavam. O abre-latas costa-marfinense está de volta à plena atividade, pronto para injetar a sua verticalidade e o pânico nas defesas contrárias.

O azar do jovem extremo de 21 anos começou de forma abrupta e no pior momento possível. No último ensaio tático antes do crucial embate europeu frente aos neerlandeses do Go Ahead Eagles, para Liga Europa, o músculo traiu a ambição do camisola 20. Uma dor aguda na última sessão de trabalho ditou o veredicto clínico: lesão muscular. O infortúnio impediu-o de dar o seu contributo numa noite em que a sua capacidade de explosão seria a chave para desmontar a organização adversária.

Seguiu-se período de recuperação silenciosa, sob vigilância do departamento médico, que não permitiu qualquer precipitação, estando agora apto a dar o seu contributo no terço final da época.

Mario Dorgeles, 21 anos, assinou no verão passado por cinco temporadas a troco de 11 milhões de euros (FOTO: SC Braga)

Investimento de peso

Falar de Mario Dorgeles é falar de uma das maiores apostas da história recente do SC Braga. Contratado no último verão aos dinamarqueses do Nordsjaelland por 11 milhões de euros, o costa-marfinense chegou ao Minho com o rótulo de pérola. E os números não mentem: até à paragem forçada, Dorgeles somava já cinco golos em 26 jogos oficiais pelos Guerreiros, números que atestam a importância crescente no esquema de Carlos Vicens.

O extremo, formado na célebre academia que catapultou vários talentos para o estrelato europeu, destaca-se pela facilidade desconcertante com que muda de direção e pela coragem no um-contra-um.

Com apenas 21 anos, Dorgeles é a definição pura de vertigem. Não é só um velocista; é um jogador de instinto, agressivo no ataque à profundidade e com uma capacidade de finalização que tem vindo a ser apurada sob o comando de Vicens.

Agora, com o boletim clínico limpo e o fogo sagrado intacto, o jovem prodígio prepara-se para recuperar o tempo perdido. Numa altura em que o SC Braga luta em várias frentes, ter de volta um desequilibrador nato é o melhor reforço de inverno que Vicens poderia pedir e a Pedreira prepara-se para voltar a vibrar com a magia que vem da Costa do Marfim. O espetáculo vai recomeçar.