Benfica: «Amoura pode tornar-se num dos melhores avançados da Europa»
Mohamed Amoura saiu da Argélia e rumou ao futebol europeu em 2021, com 21 anos. Adaptou-se, apesar disso, sem qualquer dificuldade à Suíça, ao Lugano e ao futebol europeu. Dois anos e 17 golos depois, garantiu uma transferência para a Bélgica.
Ao serviço do Union St.Gilloise, fez boas exibições, marcou 21 golos e rapidamente rumou à Bundesliga, em 2024. Todos conhecemos o nível do futebol alemão, mas afirmou-se na época passada no ataque do Wolsburgo sem grandes problemas. É um jogador bastante polivalente.
As características que apresenta adequam-se, na minha opinião, mais à posição de segundo avançado, mas pode jogar nas alas. Adapta-se perfeitamente às várias posições do ataque porque joga bem em qualquer delas. Alternou boas exibições como extremo e segundo avançado, tanto no Union St.Gilloise como no Wolfsburgo, No Lugano, jogava com mais frequência como extremo direito.
O seu principal ponto forte é a velocidade, mas é muito bom a finalizar, um dos melhores da Bundesliga. Pode tornar-se num dos melhores avançados da Europa. Fisicamente não impressiona devido à altura (1,70 metros), mas compensa com muita velocidade e agilidade.
É um dos jogadores argelinos mais consistentes, as estatísticas comprovam-no, está em grande forma. Aos 25 anos, é uma das figuras da seleção argelina, pela qual já soma 13 golos. Tem todas as condições de bater o recorde que pertence ao Islam Slimani (46 golos). Não tem perfil, porém, para ser capitão, é muito tímido. Não é o tipo de jogador que gosta de se mostrar, é muito discreto, talvez no futuro ganhe mais personalidade.
O Benfica pode ficar satisfeito.