Barcelona confirma recuperação económica
O Barcelona emitiu um comunicado oficial, no seu site, a anunciar os resultados do relatório financeiro do clube para o ano fiscal de 2024/2025. Em preparação para a Assembleia Geral Ordinária, agendada para 19 de outubro, o clube catalão revelou os resultados económicos e forneceu detalhes sobre os aspetos mais importantes.
O Barcelona anunciou recordes históricos de receitas de patrocínios (259 milhões de euros) e de venda de artigos (170 milhões de euros). Foi também destacada a redução da dívida do clube em 90 milhões de euros em relação ao ano anterior, situando-se agora em 469 milhões de euros.
Por outro lado, o Barça anunciou que estabeleceu um orçamento de receitas para o próximo ano fiscal no valor de 1,075 mil milhões de euros. Este montante inclui cerca de 50 milhões de euros provenientes do regresso gradual ao 'Spotify Camp Nou'.
Em termos gerais, o Barcelona registou uma perda líquida de 17 milhões de euros, após impostos. Ao mesmo tempo, a atividade regular do clube gerou receitas de 994 milhões de euros e um saldo positivo de 2 milhões de euros. Quanto à massa salarial, esta representa 54% das receitas operacionais, o que corresponde a um aumento de dois pontos percentuais em relação ao ano passado, mas permanece dentro dos limites estabelecidos pela UEFA.
De acordo com a explicação do clube, divulgada através do comunicado de imprensa que confirma a recuperação económica, o resultado líquido de -17 milhões de euros é obtido após a aplicação do efeito das receitas e despesas extraordinárias, bem como o pagamento de impostos, ao resultado operacional positivo de 2 milhões.
Para compreender esta secção extraordinária, devem ser considerados itens como a multa da UEFA (-15 milhões de euros), a venda de lugares VIP (+70 milhões de euros) e a provisão para o valor da 'Barça Studios', agora nomeada por 'Barça Productions', cujo valor diminuiu de 400 para 178 milhões de euros, segundo o auditor.
Artigos Relacionados: