Erik ten Hag a festejar um campeonato ganho no Ajax
Erik ten Hag a festejar um campeonato ganho no Ajax - Foto: IMAGO

Atenção, Benfica: Ajax negoceia regresso de antigo treinador

Próximos adversários das águias na Liga dos Campeões planeiam o regresso de Erik ten Hag ao comando técnico do clube

Erik ten Hag poderá estar de regresso ao Ajax, segundo avança a imprensa neerlandesa. O treinador de 55 anos é equacionado pela estrutura do clube para suceder a John Heitinga, que já foi despedido.

Erik ten Hag venceu a Eredevisie por três vezes com o Ajax (IMAGO)

De acordo com o jornal AD, a direção do clube de Amesterdão reuniu-se com Ten Hag esta semana, através do diretor técnico Alex Kroes. A mudança surge numa altura em que o Ajax conseguiu apenas uma vitória nos últimos sete jogos em todas as competições, e se encontra no fundo da tabela da UEFA Champions League sem qualquer ponto conquistado em 4 jornadas.

O antigo treinador do Manchester United está sem clube desde setembro, altura em que foi despedido pelo Bayer Leverkusen após apenas duas jornadas da Bundesliga. A sua saída, que se tornou a mais rápida na história da liga alemã, ocorreu poucos meses depois de ter sido nomeado sucessor de Xabi Alonso, em maio, com um contrato de dois anos.

Numa declaração na altura, Ten Hag criticou a gestão do clube alemão por não lhe ter dado «tempo» para «implementar a sua visão», classificando o despedimento como «sem precedentes» e afirmando que «nunca foi uma relação baseada na confiança mútua».

Erik ten Hag

Entretanto, o Ajax atravessa um período difícil. No campeonato, a equipa ocupa o quarto lugar da Eredivisie, a oito pontos do líder Feyenoord.

O clube sofreu a quarta derrota consecutiva na Liga dos Campeões desta época, com o nigeriano Victor Osimhen a marcar um hat-trick para o Galatasaray na Johan Cruyff Arena, resultado que atirou a equipa para o último lugar do grupo.

Após o jogo, o grupo de adeptos AFCA Supporters Club emitiu um comunicado: «Isto já não é sustentável. O declínio desportivo tem de ser travado agora. Temos um enorme respeito por Heitinga como jogador, mas agora estamos a julgá-lo como treinador».

Ten Hag orientou o Ajax durante quatro anos e meio, entre 2017 e 2022, período no qual conquistou cinco troféus, incluindo três títulos da Eredivisie, antes da sua mal-sucedida transferência para Manchester. O nome do técnico neerlandês foi também associado ao Wolverhampton, após o despedimento de Vítor Pereira no domingo.

O Ajax recebe o Benfica na próxima jornada da Liga dos Campeões, a 25 de novembro.

Entretanto, está confirmado o adeus de Jon Heitinga ao comando técnico do Ajax, tal como o adjunto Marcel Keizer, antigo treinador do Sporting.

*Notícia atualizada às 16h12