Neerlandeses perderam na receção ao Galatasaray, por 0-3, e continuam no último lugar da Champions, com zero pontos em quatro jogos, tal como os encarnados. #DAZNChampions

Adeptos do Ajax pedem demissão do treinador após desastre na Liga dos Campeões

A associação de adeptos AFCA emitiu um comunicado demolidor sobre a situação atual do Ajax. Exigem mudança imediata e insistem na demissão de John Heitinga

O Ajax sofreu a quarta derrota consecutiva na Liga dos Campeões na noite de quarta-feira, perdendo por 3-0 em casa para o Galatasaray. Imediatamente após este desaire, a AFCA (associação de adeptos) emitiu um comunicado através das redes sociais. Nele, descreve-se que a associação de adeptos alertou a direção do Ajax no início de outubro. A resposta foi a nomeação de Fred Grim como adjunto de Heitinga, mas para a AFCA isso já não é suficiente.

«Johnny não é o treinador certo para este Ajax»

Depois de a AFCA ter delineado a situação atual do Ajax, com uma vitória nos últimos sete jogos, a associação de adeptos dirige-se a Heitinga. «Após 11 jogos do campeonato com 13 pontos perdidos e 8 pontos de desvantagem para o primeiro classificado, a triste exibição na Liga dos Campeões e uma forma de jogar que nos faz chorar continuamente, só podemos chegar a uma conclusão: Heitinga não é o treinador certo para este Ajax. É tempo de um novo treinador com experiência», afirma a AFCA. A associação de adeptos também refere que o respeito por Heitinga como antigo jogador permanecerá, independentemente da situação atual.

A associação de adeptos apela à direção do clube para que tome medidas. «Apelamos a Alex Kroes e aos outros responsáveis técnicos para que apresentem uma solução e tomem medidas imediatas. Esta situação já não é sustentável. A deterioração desportiva tem de ser travada agora».

John Heitinga

Antes do jogo contra o Galatasaray, parecia que a direção do clube manteria a confiança em Heitinga. Segundo o De Telegraaf, entre outros, a avaliação só ocorreria após o próximo jogo do campeonato contra o Utrecht. Se também não forem conquistados pontos no jogo fora de casa na cidade episcopal, a posição de Heitinga poderá tornar-se verdadeiramente insustentável.

John Heitinga é cada vez mais contestado no comando técnico do Ajax

Ainda assim, para o técnico do Ajax a realidade não se mostra tão negativa assim. Após a derrota frente ao Galatasaray, Heitinga focou-se nos pontos positivos da exibição e elogiou bastante a sua equipa. «Penso que na parte final da primeira parte nos soltámos um pouco e conseguimos penetrar na defesa deles. Elogio a coragem da defesa em jogar para a frente com bravura. Mas, no final, ficamos com um sentimento amargo», começou por dizer.

«Temos de manter o nosso jogo e desenvolvê-lo. Neste momento é um pouco amargo, mas o foco tem de ir rapidamente para o próximo domingo», concluiu depois.