Para que serve, afinal, a justiça desportiva?
A eficácia das medidas é o grande motivo para existir justiça desportiva.
Se cada decisão estiver sujeita aos prazos da justiça comum, há o risco de nenhuma sanção ser eficaz em tempo útil. Pense-se no castigo de um jogador após expulsão, por exemplo.
Com a participação de equipas em provas é igual. O órgão responsável pelo cumprimento dos pressupostos financeiros disse não ao 1.º Dezembro. Uma providência cautelar obrigou o campeonato a começar com quem incumpriu.
Quem vai, daqui a semanas, meses ou anos, compensar o Sacavenense se o tempo provar a razão da decisão inicial, que à partida se baseou em critérios objetivos e aprovados?
De chorar por mais
Benfica roçou a perfeição no jogo com o Casa Pia. A eficácia é difícil de repetir, mas o futebol esteve lá.
No ponto
FC Porto mantém a bitola, joga seguro e segue firme na quase-liderança, que será uma questão de tempo.
Insosso
Colocar jogadores em campo quando se está a perder 0-7 é algo que possa cair bem aos suplentes escolhidos?
Incomestível
Jogadores da NBA a treinarem-se em pavilhões sem ar condicionado dizem tudo sobre o desporto em Portugal.