Jovem extremo brasileiro penitenciou-se pelo penálti falhado e garante tudo fazer para dar alegrias ao clube - Foto: Tondela
Jovem extremo brasileiro penitenciou-se pelo penálti falhado e garante tudo fazer para dar alegrias ao clube - Foto: Tondela

«Assumo a responsabilidade e quero pedir desculpa aos adeptos e aos meus companheiros»

Yarlen desperdiçou o penálti que ditou o afastamento do Tondela da Taça de Portugal, frente ao Caldas, e veio a público lamentar o sucedido e garante que o «momento serve para aprender e crescer»

Só não falha quem não é chamado à conversão. Esta é uma daquelas frases feitas do futebol relacionadas com os penáltis.

Ontem, no embate entre Tondela e Caldas, referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, a fava saiu a Yarlen. O jovem extremo brasileiro foi o único a desperdiçar da marca dos 11 metros e, nesse momento, os auriverdes despediam-se da prova rainha edição 2025/2026.

O nulo entre o emblema da Liga e a formação que milita na Liga 3 prevaleceu no final dos 90 minutos regulamentares e também após o prolongamento, pelo que a decisão passou para o desempate por penáltis. Nessa altura, os 10 primeiros castigos máximos (entenda-se, a primeira série de cinco) foram convertidos com êxito, mas Yarlen desperdiçou a sexta penalidade dos tondelenses, permitindo a defesa de Duarte Almeida. Ato contínuo, Matheus Palmério converteu com êxito o penálti que lhe estava destinado e selou o apuramento do Caldas para os oitavos de final da prova rainha.

No dia seguinte ao momento infeliz, Yarlen recorreu às redes sociais para pedir desculpa aos aficionados auriverdes e também aos colegas de balneário, deixando a garantia de que tudo fará para dar muitas alegrias ao Tondela.

«Ontem falhei o penálti no jogo que podia valer a qualificação para a Taça de Portugal. Assumo a responsabilidade e quero pedir desculpa aos adeptos e aos meus companheiros de equipa. O futebol é feito de altos e baixos. Este momento serve para aprender e crescer. O trabalho continua e vou fazer de tudo para voltar mais forte. Vamos pra cima Tondela», escreveu o extremo, de apenas 19 anos, que chegou esta época ao conjunto da Beira Alta, por empréstimo do Botafogo.