Mikel Arteta ao lado de Viktor Gyokeres em jogo do Arsenal no Emirates
Mikel Arteta ao lado de Viktor Gyokeres em jogo do Arsenal no Emirates - Foto: IMAGO

Arteta e os cinco meses de Gyokeres no Arsenal: «Estavam todos muito entusiasmados...»

Técnico espanhol afirmou que o sueco teve bastantes dificuldades no início da temporada e comentou também os seus seis anos no clube

A apenas uma semana de fazer cinco meses desde a chegada de Viktor Gyokeres a Londres, Mikel Arteta aproveitou para fazer um balanço da contribuição do sueco para o bom momento do Arsenal esta temporada, antes do jogo em Liverpool com o Everton, este sábado.

Essa avaliação é positiva, mas o técnico espanhol reconhece algumas dificuldades, especialmente no início da época. «Acho que o nível de atenção sobre ele não mudou desde que ele assinou até hoje. Ele é normal. Todos estavam muito entusiasmados por o trazer para o clube. Ele teve de se adaptar à liga e [no início] foi difícil, porque fisicamente não estava no seu melhor», disse, lembrando que não fez a pré-época no Sporting.

«É um jogador que precisa disso para ter um bom desempenho. Depois, ele arrancou. Teve um período muito bom e depois lesionou-se. Vi muitas coisas positivas nos últimos dois jogos», apontou, em conferência de imprensa, sendo que o avançado regressou há cinco jogos, os últimos dois a titular, e ainda não marcou, apesar de levar 6 golos em 19 jogos esta temporada.

Confrontando com a concorrência do ex-Sporting para o ataque, Arteta falou de Merino e Havertz, lesionado, mas não de Gabriel Jesus, já recuperado. «Merino é uma opção e deu-nos todos os motivos para considerá-lo de forma realmente séria. Veja os golos que ele marcou», atirou, sendo que já adaptou o médio a ponta de lança em vários jogos.

«Havertz está a progredir muito bem e bastante rápido nas últimas semanas. Estamos muito otimistas de que, se tudo continuar assim nos próximos treinos, ele estará connosco em breve. Tenho [uma data de regresso], mas não quero dizer, porque acho que na última parte da reabilitação precisamos de ser cautelosos. Terei de ser firme em cada passo do caminho para garantir que, quando ele regressar, seja para ficar por muito tempo», explicou a situação do alemão, que ainda não jogou em 2025/26.

Seis anos no Arsenal

Faltam também apenas três dias para Mikel Arteta fazer seis anos como treinador do Arsenal e, apesar da falta de títulos, o espanhol só tem coisas positivas para dizer sobre este período e mostrou-se entusiasmado com o futuro. «Passou rápido. Aconteceram muitas coisas, mas tem sido uma jornada incrível e eu aproveitei cada minuto. O que quero para o Natal? Ganhar, ganhar, ganhar, ganhar, ganhar. O resto virá naturalmente, mas toda a minha energia seria muito melhor, então é isso que eu quero», afirmou.

«Se esperava seis anos? Não sei. Eu ainda teria querido treinar ao mais alto nível, vim para um clube que está numa fase difícil da sua história. É preciso encarar este trabalho dia a dia. Faço hoje o mesmo que fiz no primeiro dia. Certifique-se de que as pessoas estão a bordo consigo e com o que faz, e é isso. No final, no meu trabalho, o que importa é ganhar jogos de futebol, é isso», acrescentou.