Declan Rice foi o homem do jogo, com dois golos apontados (Imago) - Foto: IMAGO

Arsenal de luxo complica (e muito) a vida ao Real Madrid na Champions

'Gunners' venceram e convenceram na primeira mão dos quartos de final. Vitória por 3-0 coloca os comandados de Mikel Arteta com um pé nas meias finais da prova milionária. Declan Rice foi o herói da partida

Surpresa? Só para quem não viu. Foi um Arsenal de luxo que humilhou o Real Madrid em Londres. Os comandados de Mikel Arteta venceram por 3-0 e ficam, assim, mais perto das meias finais da UEFA Champions League.

Na primeira parte, só faltou o golo

60 mil espectadores encheram o Emirates (satisfazendo o desejo de Arteta) à espera de ver um grande jogo de futebol entre duas grandes equipas... e assim foi. 
 
A primeira parte foi plena de emoção, com várias jogadas perigosas para ambas as partes. No corredor mais próximo aos bancos de suplentes, Vinícius, do lado espanhol, e Saka – que foi titular pela primeira vez neste ano –, do lado inglês, procuraram sempre agitar com o jogo. 
 
Duelos, intensidade, bons passes, boas combinações. Aos primeiros 45 minutos só faltou mesmo o golo. E muito por culpa dos guarda-redes e de... Saliba. Aos 7’, o francês cortou a bola em cima da linha, na sequência de um pontapé de canto e evitou o golo... do Arsenal
 
Na baliza contrária, Mbappé (31’) teve tudo para fazer o primeiro, mas Raya disse 'presente' e evitou o golo. Courtois não quis ficar atrás do companheiro de posição e, com duas grandes intervenções, negou o tento a Rice, primeiro, e a Martinelli, na recarga (44’). 

Depois, apareceu Rice

Na segunda parte, tudo mudou. O ritmo abrandou, mas os golos apareceram... e que golos. 
 
Declan Rice canalizou toda a inspiração e apontou um golaço de livre direto (58’), batendo Courtois que até aí vinha defendendo tudo.

Mas não ficou por aqui. Aos 70’, o médio inglês repetiu a dose, novamente de livre direto. Remate indefensável de Rice, com a bola a entrar colada ao ângulo superior da baliza merengue. 

Tudo corria mal a uma formação blanca que foi cinzenta (a condizer com o equipamento utilizado neste encontro). As estrelas madrilenas não brilharam, não criaram oportunidades nos segundos 45’ e foi o Arsenal que aproveitou a apatia espanhola para fazer o terceiro. 
 
Mikel Merino (78’), de pé esquerdo, atirou colocado, sem hipóteses para Courtois, o único do conjunto visitante que não merecia o que estava a acontecer. 

Antes do apito final, nota para a expulsão de Camavinga, que viu o segundo amarelo aos 90+4’. 
 
O Arsenal vai ao Santiago Bernabéu, na próxima semana, com uma vantagem confortável. No entanto, este Real Madrid ainda terá uma palavra a dizer...