Árbitro que pediu namorado em casamento no estádio novamente agredido
Pascal Kaiser, árbitro que ficou conhecido por pedir o namorado em casamento durante um jogo do Colónia, foi novamente vítima de uma agressão na sua residência. As autoridades investigam uma possível motivação homofóbica, mas também acusações de fraude contra o juiz.
O árbitro amador foi, alegadamente, atacado pela segunda vez em poucos dias. Segundo uma porta-voz da polícia, foi apresentada uma nova queixa por ofensas corporais graves, referente a um incidente ocorrido na noite de terça-feira. Este ataque sucede a um outro na noite anterior, quando três desconhecidos terão agredido e ferido Kaiser no seu jardim.
De acordo com o advogado do árbitro, este recebeu «uma multiplicidade de ameaças» antes das agressões. A segurança do Estado alemão está a investigar a possibilidade de os ataques terem uma motivação homofóbica.
Recorde-se que Pascal Kaiser, um conhecido ativista pelos direitos queer, ganhou notoriedade a 30 de janeiro, quando pediu o seu namorado em casamento no relvado do Rhein-Energie-Stadion, perante 50 mil espetadores, durante um jogo em casa do Colónia contra o Wolfsburgo.
Pouco tempo depois do pedido de casamento, surgiram acusações de fraude contra Kaiser, levantadas por um bar de Colónia. Os proprietários do estabelecimento afirmam que outras pessoas se juntaram às queixas. O advogado de Kaiser negou todas as acusações. A morada do árbitro terá sido, entretanto, divulgada nas redes sociais.
A investigação policial continua em aberto, tentando determinar se as agressões estão relacionadas com as acusações de fraude ou se são, de facto, um crime de ódio. Chegou a circular uma informação, posteriormente desmentida pelo Ministério Público como um erro, de que existiria um mandado de busca contra Kaiser.
O Colónia já reagiu publicamente, condenando a violência contra o árbitro. Numa publicação na rede social Instagram, o clube manifestou o seu repúdio: «O ódio puro por trás deste ataque cobarde confirma de forma abominável a importância do nosso compromisso, como família FC, contra qualquer forma de violência».
Gute Besserung, Pascal Kaiser! ❤️🙏 #effzeh #LEBEwieDUbist pic.twitter.com/C0P8bWzHhX
— 1. FC Köln (@fckoeln) February 10, 2026
Artigos Relacionados: