Gonzalo Plata foi expulso por acumulação de amarelos frente ao Estudiantes
Gonzalo Plata foi expulso por acumulação de amarelos frente ao Estudiantes - Foto: IMAGO

Árbitro que expulsou mal ex-Sporting estará em risco para o Mundial de Sub-20

Felipe Melo diz que CONMEBOL analisa punição a Andrés Rojas por lance envolvendo o equatoriano Gonzalo Plata

O árbitro colombiano Andrés Rojas corre o risco de não marcar presença no Mundial de Sub-20, que se realizará entre 27 de setembro e 19 de outubro no Chile, devido à polémica expulsão registada no Flamengo-Estudiantes, no Maracanã, a contar para a 1.ª mão dos quartos de final da Libertadores.

O encontro, que terminou com uma vitória dos brasileiros por 2-1, ficou marcado pela polémica expulsão de Gonzalo Plata, extremo equatoriano que em Portugal representou o Sporting — o jogador, que já tinha visto cartão aos 72', foi expulso por acumulação de amarelos aos 83', num lance que mereceu muitas críticas do emblema do Rio de Janeiro, dado que tinha sido o próprio a sofrer falta.

Segundo o Globo Esporte, a CONMEBOL anulou, entretanto, o cartão, permitindo ao avançado disputar a segunda mão, no entanto o juiz da partida poderá ter o futuro próximo condicionado devido à falha na atuação.

«Uma pessoa da CONMEBOL disse-me que a CONMEBOL está a trabalhar de forma firme para tirar Andrés Rojas do Mundial Sub-20. Eles entendem que o erro é grotesco e que o árbitro precisa de ser punido», revelou o antigo jogador Felipe Melo, agora comentador desportivo.

Andrés Rojas estava entre os quatro árbitros representantes da CONMEBOL indicados para o Mundial Sub-20 — juntamente com o argentino Dario Herrera, o equatoriano Augusto Aragon e o uruguaio Gustavo Tejera.