Abel Ferreira, treinador do Palmeiras
Abel Ferreira, treinador do Palmeiras - Foto: IMAGO

Árbitro e VAR suspensos após erros que beneficiaram Palmeiras de Abel

Em causa está a arbitragem do jogo frente ao São Paulo, que o Palmeiras venceu por 3-2

O árbitro Ramon Abatti Abel e o responsável pelo VAR Ilbert Estevam da Silva foram sancionados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido a erros de arbitragem na vitória do Palmeiras frente ao São Paulo, a contar para o Brasileirão.

Os dois foram suspensos 40 dias pela 2.ª Comissão Disciplinar do tribunal, numa decisão que é passível de recurso.

A pena foi calculada com base em três erros graves de arbitragem atribuídos à dupla, e que beneficiaram o Palmeiras: 20 dias pelo penálti não marcado a favor do São Paulo e dez dias pelas expulsões perdoadas a Andreas Pereira e Gustavo Gómez, jogadores da equipa orientada por Abel.

«Temos de respeitar as decisões de campo. Não compete à Justiça Desportiva rever as decisões da arbitragem. Mas os erros não são de interpretação. São erros escandalosos. O penálti não assinalado não permite qualquer interpretação. Era um lance de penálti flagrante e o VAR deveria ter intervindo. O mesmo se aplica à entrada do Andreas e à cotovelada do Gómez. Não interferir na decisão de campo não se confunde com não poder punir os árbitros. São erros gravíssimos. Não se compreende por que motivo o VAR não interveio nos lances», afirmou o relator do processo, o auditor Luiz Gabriel Batista Neves, citado pelo UOL Esporte.

O Palmeiras de Abel venceu o dérbi em casa do São Paulo por 3-2, a 5 de outubro de 2025, numa partida a contar para a jornada 27 do Brasileirão. O verdão esteve a perder, mas operou a reviravolta com dois golos dentro dos 20 minutos finais.