Benjamin Kimpioka chega por empréstimo (com opção de compra) do Sivasspor - Foto: Tondela
Benjamin Kimpioka chega por empréstimo (com opção de compra) do Sivasspor - Foto: Tondela

Mercado Tondela: extremo vai, extremo vem

Cedência de Yefrei Rodríguez chega ao fim e colombiano segue para Oliveira de Azeméis. Em sentido contrário, Benjamin Kimpioka chega para reforçar o ataque dos beirões

O Tondela oficializou Benjamin Kimpioka, esta segunda-feira, dia de fecho do mercado inverno em Portugal. Como tinha adiantado A BOLA em primeira mão, no sábado, o sueco chega por empréstimo do Sivasspor, até ao final da época, ficando os auriverdes com direito de opção de compra.

O avançado, de 25 anos, cumpriu 19 jogos pelo emblema turco, na primeira metade da época, pelo qual marcou um golo e fez uma assistência.

Benjamin Kimpioka chegou ao Sivasspor no início da presente temporada, oriundo do St. Johnstone da Escócia, onde, em dois anos, apontou 14 golos e duas assistências em 51 encontros. No Reino Unido, o extremo, formado no Sirius da sua terra Natal, conta também com passagens pelos ingleses do Sunderland, Toquay United e Southen United. Jogou ainda nos suíços do Luzern da Suíça e no suecos do AIK. Foi internacional jovem pela Suécia (sub-19 e sub-21), em onze ocasiões, tendo faturado por quatro vezes.

Em declarações aos canais do clube, o novo camisola 23 dos beirões, além de «rápido e goleador», descreveu-se como «um jogador que trabalha muito, que se diverte dentro de campo e que faz tudo para ser eficaz».

O extremo assistiu o jogo de domingo à noite, contra o Benfica (0-0), e contou que ficou entusiasmado: «Vi uma equipa que lutou do início ao fim. Foi algo que gostei mesmo muito de ver. As primeiras impressões foram muito boas. Estou entusiasmado com este novo desafio que estou pronto para encarar olhos nos olhos.»

Beirões despedem-se de Yefrei Rodríguez

Em sentido contrário, Yefrei Rodríguez deixa os tondelenses. Como também já tinha revelado o nosso jornal, a UD Oliveirense é o novo destino do colombiano.

Na primeira metade da época, o extremo emprestado pelos colombianos do Internacional de Palmira participou em 16 jogos e marcou dois golos, naquela que foi a primeira experiência do jogador de 20 anos fora da América do Sul.