Árbitro culpa Mourinho pela «pior situação de abuso» que viveu
Anthony Taylor, árbitro da Premier League há quase 15 anos, concedeu uma entrevista à BBC Sport, na qual abordou as dificuldades da profissão, elegendo um episódio com adeptos no aeroporto como o mais marcante pela negativa.
O caso remonta a 2023, quando a Roma de José Mourinho — atual treinador do Benfica — perdeu com o Sevilha, nos penáltis, a final da UEFA Europa League, o que levou o técnico português a tecer duras críticas ao árbitro, que mostrou amarelos a 13 jogadores e deu 25 minutos de compensação total (incluindo no prolongamento).
Depois da polémica na final, Taylor viveu momentos de tensão no Aeroporto de Budapeste. Quando se encontrava na companhia da família, o árbitro foi alvo da fúria dos adeptos: «Aquela foi a pior situação com que lidei em termos de abuso.»
«Não só porque estava a viajar com a minha família mas também porque dá destaque ao impacto do comportamento das pessoas nos outros. Mesmo num jogo como aquele, onde não houve realmente grande erros», assinalou, considerando que o objetivo seria «mudar o foco para culpar alguém.»
Questionado sobre se a atitude de Mourinho poderá ter provocado esta reação dos adeptos, foi perentório: «Sim. Penso que se formos honestos, sim.»
«Para mim, é uma grande fonte de desilusão, frustração, raiva. Porque razão é aceitável, não sei — porque tenho a certeza de que aqueles indivíduos não gostariam que alguém lhes dissesse aquilo a eles ou aos filhos deles. Faz-te pensar se cometeste um erro ao viajar com a tua família. Já não vão a um jogo desde essa altura», contou.