O Alverca lutou, mas caiu diante do Rio Ave, em 2024: Foto: RIO AVE FC
O Alverca lutou, mas caiu diante do Rio Ave, em 2024: Foto: RIO AVE FC

Alverca quer afastar fantasma rioavista

Ribatejanos perderam de forma dramática o último encontro disputado entre as duas equipas

Alverca e Rio Ave voltam a defrontar-se, praticamente um ano depois de um encontro emocionante na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Os ribatejanos, a militar na Liga 2 e comandados por Vasco Botelho da Costa, surpreenderam os vilacondenses de Petit e aos 50' venciam por 2-0.

Alysson e Anthony Carter foram os obreiros da surpresa que começou a cair por terra nos últimos quinze minutos de jogo. Thauan Lara foi expulso aos 82', Karem Zoabi reduziu a desvantagem rioavista aos 87' e Clayton restabeleceu o empate ao cair do pano, da marca de penálti, aos 90+4'.

O Alverca susteve o Rio Ave até ao desempate por penáltis, mas o guarda-redes brasileiro Jhonatan Luiz defendeu dois e garantiu a passagem da equipa primodivisionária aos oitavos de final. O duelo traduziu uma tendência que se verifica desde o primeiro encontro entre as duas equipas, em 1989: os ribatejanos raramente vencem os vilacondenses.

O Alverca derrotou o Rio Ave apenas em três dos 13 jogos já disputados entre as duas equipas. Os vilacondenses levaram a melhor em cinco ocasiões, duas das quais no Ribatejo.