Adeus às estrelas: bola da Liga dos Campeões vai mudar de marca
A Nike está em negociações exclusivas para se tornar a fornecedora oficial das bolas de jogo da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência da UEFA, preparando-se para quebrar um domínio de 25 anos da Adidas na principal competição de clubes da Europa.
A empresa americana parece ter saído vitoriosa de um concurso lançado em março. O objetivo era maximizar as receitas e abrir o mercado para o fornecimento das bolas de jogo a partir da época 2027-28.
Num comunicado emitido na quinta-feira, a UC3 confirmou a decisão. «A UC3 (...) concordou em entrar num período de negociação exclusiva com a Nike para se tornar a fornecedora oficial da bola de jogo para todas as competições de clubes masculinas da UEFA de 2027 a 2031. Esta decisão segue-se a um processo de concurso altamente competitivo», pode ler-se na nota, que acrescenta que «nenhum comentário adicional será feito entretanto».
Recorde-se que a Adidas é a fornecedora oficial da bola da Liga dos Campeões desde 2001, ano em que retirou os direitos precisamente à Nike. Fontes próximas do processo indicaram que, além da Adidas, que desejava manter o patrocínio, também a Puma manifestou interesse. As três marcas não responderam a um pedido de comentário na altura.
Para a Nike, este acordo representa um regresso significativo ao mercado das bolas de jogo nas competições de elite, dominado nas últimas décadas pela Adidas, que também fornece as bolas para o Campeonato da Europa e para o Campeonato do Mundo da FIFA.
Nos últimos anos, a Puma tem vindo a ganhar terreno, tendo assegurado o contrato da Premier League no início desta época, que pertencia à Nike desde a temporada 2000-01. A marca alemã também substituiu a Nike como fornecedora da Serie A a partir de 2022-23 e fornece a bola oficial da LaLiga desde a campanha de 2019-20. Além disso, a Puma assumiu o fornecimento da Copa América a partir de 2024, outro contrato que pertencia à Nike.
Os atuais acordos de fornecimento de bolas para as competições da UEFA expiram no final da época 2026-27. Até lá, a Adidas continuará a ser a parceira da Liga dos Campeões, enquanto a Kipsta (marca da Decathlon) fornecerá as bolas para a Liga Europa e a Liga Conferência, um acordo que teve início em 2024.