Acidente com avião de carga em Hong Kong provoca dois mortos
Dois trabalhadores do departamento de segurança do Aeroporto Internacional de Hong Kong morreram esta segunda-feira de madrugada, na sequência de um acidente com um avião de carga.
O Boeing 747, proveniente do Dubai e operado pela transportadora de carga turca ACT Airlines em nome da Emirates, derrapou na pista durante a aterragem e colidiu com o veículo onde seguiam as vítimas, caindo no mar e ficando parcialmente submerso.
«O pessoal de segurança do aeroporto não estava a respirar quando foi resgatado da água, tendo sido confirmada a morte de um deles no local e de outro posteriormente no hospital», informou Steven Yiu, diretor executivo de operações da Autoridade Aeroportuária de Hong Kong. Já os quatro tripulantes do avião de carga escaparam ilesos.
Decorrem neste momento investigações para apurar as causas do acidente, se este esteve relacionado com condições meteorológicas, problemas da pista ou do próprio aparelho.
De acordo com a mesma fonte, a viatura que realizava a patrulha (onde seguiam as vítimas) «não invadiu garantidamente a pista» e o avião desviou-se inesperadamente para a esquerda ao entrar em contacto com o solo, uma manobra considerada anormal.
Segundo dados da Aviation Safety Network, este foi o acidente de aeroporto mais grave em Hong Kong desde 1999, quando um avião da China Airlines caiu e três das 315 pessoas que seguiam a bordo perderam a vida.