A reação de Pedro Proença à morte de Joaquim Oliveira
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), reagiu, através dos meios oficiais, à morte de Joaquim Oliveira, homólogo do Conselho de Administração da Sport TV e detentor de 25% da estação televisiva, que fundou.
«Joaquim Oliveira foi uma figura importantíssima na promoção e desenvolvimento do Futebol Português, que fica inegavelmente mais pobre com a sua partida. À família, em especial à mulher e aos filhos, e a todos aqueles que com ele tiveram o privilégio de privar, deixo em meu nome pessoal, e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, as mais sentidas condolências», pode ler-se na nota divulgada no site do organismo federativo.
Também o SC Braga lamentou a notícia da morte do empresário. «É uma perda que abala todo o edifício do futebol e do desporto nacionais. Ao longo de décadas, Joaquim Oliveira foi um parceiro inestimável e um amigo de todas as horas. É de inteira justiça que se lhe reconheça enorme responsabilidade no crescimento e no desenvolvimento dos nossos clubes, das nossas competições e do nosso desporto», lê-se na nota dos arsenalistas.
Natural de Penafiel, Joaquim Oliveira notabilizou-se na área dos direitos televisivos, publicidade e marketing no desporto, especialmente no futebol.
Tinha uma forte ligação à área dos media e ainda vários negócios no universo do entretenimento.