Portugal empatou 1-1 frente à Estónia - Foto: FPF
Portugal empatou 1-1 frente à Estónia - Foto: FPF

A desilusão depois do encantamento (crónica)

Portugal dominou o jogo e encantou… até a Estónia fazer o 1-1, na primeira vez que chegou à baliza de Diogo Ferreira. A Seleção das quinas pecou pela falta de eficácia inicial e pelo nervosismo final

Portugal massacrou na área estoniana, desde muito cedo no jogo. Os lusos criaram muito perigo, principalmente nos cruzamentos - tanto pela esquerda, como pela direita. O golo inaugural acabou mesmo por sair da cabeça de Rui Silva, após um pontapé de canto batido por Flávio Gonçalves.

O resultado ao intervalo era justo - mas, talvez, curto. Portugal foi muito superior aos estonianos, que mal conseguiam passar do meio campo. No início do segundo tempo, esta toada manteve-se.

Portugal continuava a dominar o jogo e a construir boas oportunidades. Mas quem não marca… sofre.

O inesperado balde de água fria veio ao minuto 62. Num momento em que os lusos até estavam a merecer ampliar a vantagem, a Estónia chegou ao golo, por Skvortsov, no primeiro e único remate que fez à baliza durante o jogo todo. O número 10 dos estonianos recebeu no peito, dentro de área, trocou as voltas a Blopa e fez golo.

A partir daí, Portugal não mais conseguiu voltar a reencontrar-se. Os jogadores acusaram o nervosismo e a pressa foi mesmo inimiga da perfeição.

É uma partida em falso no apuramento para o Campeonato da Europa sub-19, a realizar-se em 2026, no País de Gales. De recordar que Portugal falhou a fase final do Euro 2025 neste escalão.