Luís Suárez é o rosto principal de uma equipa que já resolveu jogos nos últimos minutos - Foto: SPORTING CP
Luís Suárez é o rosto principal de uma equipa que já resolveu jogos nos últimos minutos - Foto: SPORTING CP

A BOLA confirma: Sporting acredita (mesmo) até ao fim

Os leões já marcaram esta temporada 19 golos no último quarto de hora de jogo, quatro deles nos descontos, que renderam vitórias no último suspiro. Suárez (5) é o mais crente de todos, seguido de Pedro Gonçalves (3) e Ioannidis (2). Mas há outros dados que confirmam que este leão mantém o pé no acelerador até ao apito final...

Foi a palavra que dominou toda a ressaca do leão após a vitória em Arouca: acreditar. O Sporting de Rui Borges nunca baixa os braços e mantém o pé no acelerador até ao apito final. Luís Suárez foi o herói e numa contabilidade feita por A BOLA o colombiano é mesmo o mais crente do plantel. Contas feitas já apontou cinco golos já depois dos 90’, dois deles nos últimos dois encontros, PSG e Arouca. O reforço contratado aos espanhóis do Almeria segue na frente deste ‘ranking’ atrás de Pedro Gonçalves (3) e Ioannidis (2) que também já festejaram fora de horas.  

Além de Suárez, decisivo nos últimos dois duelos, na memória está ainda o golo de Morten Hjulmand, em novembro do ano passado, aos 90+4’ confirmando a vitória nos Açores, diante do Santa Clara, por 2-1, equipa insular que haveria de cair, mais tarde, novamente com os leões, na Taça de Portugal, com o golo de penálti de Suárez (90+15’) que originou o empate e que Ioannidis desfez no prolongamento.  

Golos do Sporting 

1.ª parte
23 marcados (4 sofridos) 
2.ª parte
29 marcados (6 sofridos)   
 

Mas há mais. Contabilizando os golos leoninos apontados no último quarto de hora de jogo, tudo somado, são 19. Muitos deles determinantes, como aquele que Alisson Santos apontou ao Marselha, aos 86’, para a UEFA Champions League (2-1). Com menor expressão, até porque o Sporting somou vitórias mais folgadas, a equipa de Rui Borges marcou a partir dos 75’ nos jogos com Arouca (6-0), Nacional (4-1), Moreirense (3-0), Tondela (3-0), Alverca (5-1), Marinhense (3-0), Aves SAD (6-0), V. Guimarães (4-1) e Casa Pia (3-0). Vitórias bem mais tranquilas mas que os leões selaram perto do final confirmando goleadas.  

Rui Borges - Foto: IMAGO
Rui Borges apenas sofreu golos determinantes em três jogos esta época - Foto: IMAGO

APENAS TRÊS DISSABORES 

O balanço é claramente positivo, confirma a crença do leão, mas isso não invalida que os últimos momentos tenham, por sua vez, efeitos negativos na equipa de Alvalade. De resto, nos cinco deslizes do Sporting nas provas internas esta época (1 derrota e 3 empates na Liga e 1 derrota na Taça da Liga), três deles surgiram também nos instantes finais. No empate (1-1) diante do SC Braga (com golo de Zalazar aos 90+7’), no empate (1-1) com o Gil Vicente, em Barcelos (golo de Carlos Eduardo aos 87’) e na derrota que atirou os leões fora da final da Taça da Liga (1-2), com o V. Guimarães, com os dois golos de Ndoye já nos descontos...