Especialista em arbitragem de A BOLA faz a leitura do lance do central argentino com Alan Godoy na área do Estrela da Amadora

A análise de Pedro Henriques à arbitragem do Estrela da Amadora-Benfica

Arbitragem irregular que acaba por não ter impacto na distribuição de pontos. Penálti sobre Ivanovic foi uma decisão correta, mas ficou outro por assinalar sobre Otamendi

O início do jogo que estava agendado para as 20h30 iniciou-se às 20h35, ou seja, com cinco minutos de atraso. Mesmo com um minuto de silêncio que foi feito, não se justifica algo que é comum na nossa Liga, que é a incapacidade de se cumprir com rigor os horários agendados e previstos.

12' Pontapé de penálti que ficou por assinalar a favor do Benfica. Alan Godoy, que estava afastado de Otamendi, olhou para o central encarnado e foi claramente contra ele quando este estava no ar e sem os apoios no solo, carregando e desequilibrando e impedindo desta forma que o argentino pudesse cabecear a bola. Com acesso às repetições, fica clara a infração que para o árbitro é normal ter passado despercebido, ficando até a perceção que teria sido um choque fortuito. De resto foi esse o gesto que fez para justificar a sua análise. Para o VAR, que deveria ter feito a intervenção, fica sempre a atenuante de não ser claro e óbvio para efeitos de intervenção, mas para mim todas as repetições são muito evidentes do único propósito do jogador do Estrela da Amadora: chocar e derrubar Otamendi com desinteresse total em jogar a bola.

25' Cartão amarelo para um elemento do banco suplementar do Benfica, na ocasião para Ricardo Rocha, que deve ter sido por protestos. De referir que foram dadas indicações muito específicas para esta época para o comportamento dos bancos e muito concretamente para o banco suplementar, de forma a que todas as atitudes e comportamentos incorretos e irresponsáveis sejam disciplinarmente punidos.

25. Cartão amarelo mostrado de forma correta a João Gastão por já, sem disputa de bola, ter entrado por trás e fora de tempo sobre Otamendi.

30' Depois da bola sair pela linha de baliza, Enzo Barrenechea pontapeou a bola com força evidente para longe. O árbitro não deu amarelo por achar que não foi por protesto, mas sim por frustração pessoal por não a ter conseguido dominar o esférico dentro do terreno de jogo. Contudo, estas atitudes e comportamentos são normalmente punidos no enquadramento de conduta antidesportiva, razão pela qual poderia e deveria ter advertido o jogador encarnado.

53' Cartão amarelo bem mostrado a Otamendi, pois, ao saltar nas costas de Alan Godoy, ter acertado de forma clara com a sua mão esquerda na cara do seu adversário. De referir que mãos, braços e cotovelos ao nível do rosto, cabeça e nuca, que são zonas que devem ser protegidas, são normalmente punidos disciplinarmente. Boa decisão.

58' Penálti bem assinalado a favor dos encarnados, com base em dois pontos de contacto e de respetiva infração: primeiro é Atanas Chernev que, com ambas as mãos, começa por agarrar e puxar Ivanovic e depois, ato contínuo, com o seu braço esquerdo, empurra o avançado encarnado. Fruto deste claro desequilíbrio que provocou, acaba por haver posteriormente outro contacto ao nível das pernas — mais concretamente no pé direito provocado por Bernardo Schappo —, que estava também na perseguição do lance. VAR, provavelmente com melhores imagens do que aquelas que a realização passou, acabou por confirmar e validar a infração.

63' Richard Ríos cometeu falta que foi de pronto assinalada pelo árbitro e, ato contínuo, com o jogo já interrompido e de forma desnecessária e com muita veemência, Enzo Barrenechea pontapeou a bola para lá das quatro linhas. Atitude incorreta idêntica há que já havia tido no primeiro tempo e que lhe valeu o respetivo cartão amarelo.

88' Há um choque meramente fortuito e casual de cabeça entre Richard Ríos e Bernardo Schappo. Do lance resultou a assistência a ambos os jogadores. De relembrar que já está prevista uma substituição extra em caso de concussão cerebral. Não foi preciso neste caso. Contudo, se tal fosse necessário, a equipa cujo jogador tenha de ser substituído por esse motivo pode fazer uma substituição extra para lá das cinco regulamentares. Se tal acontecer, é dada à outra equipa também a possibilidade de fazer mais uma substituição. Quando esta substituição acontecer compete ao delegado mostrar junto à linha lateral um cartão roxo (meio azulado) para distinguir esta substituição das outras normais.

90+6' Cartão amarelo bem mostrado a Rodrigo Pinho por, ao abrir o seu braço direito acertar, no rosto de Samuel Dahl.

Nota do árbitro (5)