A festa dos jogadores escoceses
A festa dos jogadores escoceses - Foto: IMAGO

28 anos de espera chegam ao fim: Escócia garante lugar no Mundial após jogo épico

Escoceses venceram a Dinamarca de Hjulmand e Froholdt por 4-2. Escandinavos seguem para o 'play-off'

A Escócia está no Mundial 2026. Num jogo de loucos, os escoceses bateram a Dinamarca, por 4-2, e garantiram o primeiro lugar do Grupo C.

Se houve adeptos escoceses que, por qualquer motivo, chegaram atrasados a este jogo e não viram o que aconteceu ao minuto 3, é muito provável que se lamentem disso para o resto das suas vidas. Isto porque o que Scott McTominay fez, foi um hino ao futebol. Depois de um grande trabalho de Ben Gannon-Doak na direita, o médio do Nápoles surgiu na grande área para ficar na memória de todos os presentes no Hampden Park. Um pontapé bicicleta perfeito, a colocar a bola no fundo das redes de Kasper Schmeichel, naquele que será, certamente, um dos golos da época.

Depois deste momento, o resto do primeiro tempo soube... a pouco. De resto, o momento de magia de McTominay acabou por ser o único remate à baliza nos primeiros 45 minutos. A Dinamarca de Morten Hjulmand e Victor Froholdt, ambos titulares, reagiu, procurou o golo e até o conseguiu. O tento de Hojlund, contudo, foi anulado por falta do próprio avançado do Nápoles (23') e, com isto, o domínio dos escandinavos - que tiveram 79% (!) de posse de bola na primeira parte - acabou por ser infrutífero.

Na segunda parte, porém, a história foi outra. Hojlund continuou com fome de golo e, depois de ver Gordon negar-lhe o empate (47'), acabou mesmo por fazer o gosto ao pé, na conversão de uma grande penalidade (57').

A Dinamarca voltava a estar em posição de apuramento, mas Rasmus Kristensen resolveu dificultar a vida aos dinamarqueses, ao ver o segundo amarelo, deixando os escandinavos reduzidos a 10 (61'). A Escócia aproveitou, subiu no terreno e, na segunda oportunidade que teve, voltou a marcar. Canto de Ferguson, com Shankland a aproveitar a passividade nórdica para recolocar os escoceses na frente do marcador... e (virtualmente) no Mundial.

A alegria durou pouco. Mesmo em inferioridade, a Dinamarca não baixou os braços e, apenas quatro minutos depois de sofrer, Dorgu apareceu dentro de área para atirar a contar e voltar a colocar os nórdicos no trono do Grupo C.

Achava que a história deste jogo ficava por aqui? Desengane-se. Como qualquer epopeia, esta também teve um final épico. Com um Hampden Park em suspenso e o relógio a aproximar-se do fim, Kieran Tierney e Kenny McLean resolveram ser heróis. Aos 90+3', o lateral atirou forte de fora de área e colocou os escoceses na frente. Depois, com a Dinamarca balanceada para a frente, o médio viu Schmeichel adiantado e, antes do meio-campo, fez um chapéu irrepreensível, selando o resultado final (90+9'). 28 anos depois, a Escócia está no Mundial! Já a Dinamarca, segue para o play-off.

Gregos terminam apuramento sem brilho

No outro jogo do grupo, Bielorrússia e Grécia enfrentaram-se, num encontro que serviu apenas para cumprir calendário. Sem Ioannidis e Pavlidis, ambos lesionados, os gregos - que tiveram Vagiannidis no banco - não conseguirem levar de vencido os bielorrussos, com o marcador a registar um 0-0 no fim dos 90 minutos.

Sem surpresas, a seleção helénica foi superior em grande parte da partida, mas nunca conseguiu traduzir o domínio em golos. De resto, as oportunidades escassearam para ambos os lados e o nulo acabou por ser um resultado justo perante a falta de acerto dos ataques. A Grécia termina o apuramento com sete pontos, na terceira posição, enquanto a Bielorrúsia somou dois pontos, no quarto posto.