Portugal retira candidatura à organização do Euro 2029
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) retirou a candidatura à organização do Campeonato da Europa feminino de 2029, anunciou, esta terça-feira, o organismo liderado por Pedro Proença.
Portugal concorria com Alemanha, Polónia e a organização conjunta de Dinamarca e Suécia para acolher a 15.ª edição do Europeu, cujo anfitrião será anunciado a 3 de dezembro.
«Em total sintonia com a UEFA e garantindo foco total na organização do Mundial 2030, a direção validou a decisão de retirar a candidatura à organização do Campeonato da Europa feminino de 2029», lê-se no comunicado da FPF.
A FPF anunciou ter aprovado a criação de um departamento de futebol feminino devido à «necessidade de apostar, nos próximos quatro anos, na consolidação interna da modalidade, através do reforço dos quadros competitivos e do investimento no desenvolvimento de clubes, treinadores e jogadoras». Foi ainda aprovado por unanimidade um voto de louvor à Seleção Nacional pelo apuramento para o Mundial 2026.
Portugal já participou em três edições de Europeus femininos, em 2017, nos Países Baixos, em 2022, em Inglaterra, e em 2025, na Suíça.
Artigos Relacionados: