Suíça está no Mundial 2026, Suécia empata e fecha apuramento desastroso
A vantagem de três pontos e de 11 na diferença de golos que tinha face ao Kosovo significava que a Suíça não tinha só de perder na última jornada para não garantir já esta terça-feira a presença no Mundial 2026: era preciso que perdesse por seis golos, fora, frente aos kosovares.
Essa contabilidade nem foi necessária. Mesmo a jogar fora de casa, frente a uma seleção que já fez história — pela primeira vez, o Kosovo vai ao play-off de apuramento para o Campeonato do Mundo —, a equipa helvética empatou a um golo e garantiu o primeiro lugar isolado do Grupo B da fase de qualificação.
O primeiro golo da partida foi marcado por Ruben Vargas, após recuperação de Djibril Sow em zona adiantada do terreno, ao minuto 47. Aos 73', Florent Muslija, com um potente remate de fora de área, fez o 1-1 final. A Suíça somou, assim, quatro vitórias e dois empates na fase de qualificação, resultados que garantiram o primeiro lugar de forma isolada. O Kosovo, que também levou um ponto da partida, já sabe, então, que vai jogar o play-off, agendado para março.
Quem também vai jogar o play-off é a Suécia, que o fará pela boa campanha na última Liga das Nações (foi um dos quatro melhores vencedores de grupos da competição) mas não será, certamente, por aquilo que fez durante esta fase de apuramento.
Os suecos, com Lagerbielke, defesa do SC Braga, no onze, empataram a um golo na receção à Eslovénia. Significa isso que a Suécia, agora treinada pelo inglês Graham Potter, somou apenas dois pontos em seis partidas. Números desastrosos para uma seleção que tem figuras como Viktor Gyokeres e Alexander Isak.