Thierry Neuville ganha na Grécia e sonha com título WRC
Belga venceu uma etapa do mundial pela 21.ª vez, soma 68 pódios, está mais perto de poder conquistar o primeiro campeonato quando faltam três provas. Sébastien Ogier voltou a ter azar na prova e terminou em 16.º, sem conseguir chegar ao fim
O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) venceu, este domingo, o Rali da Acrópole, na Grécia, e ficou mais perto de conquistar o título mundial pela primeira vez devido ao acidente do francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) na última especial que o atirou para o 16.º lugarm sem conseguir terminar.
Neuville concluiu as 20 classificativas desta 10.ª ronda do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), composto por 13, com o tempo de 3.38,04 horas, batendo o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20) por 1.36,8m, com o estónio Ott Tanak (Hyundai i20) em terceiro, a 2.57,3m.
Ogier partiu para a derradeira especial no segundo lugar mas acabaria por capotar quando estavam percorridos 1,6 quilómetros do troço. O francês, oito vezes campeão mundial, ainda conseguiu voltar a colocar o carro na estrada e chegar ao final da prova, garantindo os 15 pontos que tinha amealhado no sábado mas com 20 minutos perdidos.
Na sexta-feira, no arranque do rali grego, Sébastian já havia sofrido um atraso de cerca de 2,5 minutos devido a problemas no turbo do Yaris quando discutia a liderança com Ott Tanak e que desde logo deixou no 4.º lugar.
«Quando vi o carro não tinha a certeza se era o Ogier. A partir daí bastava trazer o carro até ao fim. Mas foi um fim de semana desafiante», disse Neuville, que somou a 21.ª vitória no WRC, onde coleciona 68 pódios.
A sua última vitória acontecera no Rali de Monte Carlo, em janeiro, prova que abriu o Mundial de 2024. Desde então o mais perto de ficara de repetir o êxito havia sido na prova anterior, Rali da Finlândia, onde foi 2.º atrás de Sébastien Ogier.
O belga tem agora 192 pontos contra os 158 de Ott Tanak. Ogier, que está a disputar o Mundial a tempo parcial é 3.º com 154 e o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) está em 4.º com 140 pts. No Mundial de construtores, a Hyundai soma 445 pontos, seguida pela Toyota (410) e pela Ford (226).
A próxima ronda, antepenúltima do campeonato, é o Rali do Chile, entre 26 a 29 de setembro.