SC Tomar elimina gigante FC Porto na Elite Cup

SC Tomar elimina gigante FC Porto na Elite Cup

HÓQUEI EM PATINS15.09.202323:34

Detentor da Taça de Portugal protagonizou a grande surpresa dos quartos de final ao eliminar o campeão europeu em título

Benfica, Sporting, Oliveirense e SC Tomar garantiram nesta sexta-feira a presença nas meias-finais da Elite Cup, competição que decorre até este domingo em Tomar e que reúne as oito melhores equipas do último campeonato.

A principal surpresa foi protagonizada pela equipa local que eliminou o FC Porto (detentor do troféu), por 3-2, no último jogo da noite. O SC Tomar já se encontrava em vantagem no final da primeira parte (2-1), tendo mesmo dilatado a vantagem. O campeão europeu, ferido no orgulho, reagiu ao golo sofrido e tudo fez para alcançar, no mínimo, o empate, conseguindo, apenas, reduzir para 2-3 (golo de Ezequiel Mena). Gonçalo Alves falhou um penálti a 2.13’ do fim e Hélder Nunes um livre direto aos 2.10’.

No primeiro jogo do torneio, o francês Roberto Di Benedetto, que bisou (marcou o primeiro e terceiro golos), foi o protagonista na vitória do campeão Benfica por 3-1 – o argentino Carlos Nicolía, de pénalti, marcou o outro golo da equipa de Nuno Resende – perante o HC Braga, orientado por Tó Neves, que ofereceu boa réplica, tendo até alcançado, na ocasião, o empate a um golo já na segunda parte por Vítor Hugo (o Benfica jogava em inferioridade numérica devido ao cartão azul mostrado a Lucas Ordoñez), O reforço sonante Jorge Silva (ex-Oliveirense)  já havia enviado a bola aos ferros no primeiro tempo.

No encontro seguinte, numa reedição dos quartos de final da Liga dos Campeões da última temporada, o Sporting ‘vingou-se’, superiorizando-se ao Valongo, por 4-2, com destaque para Ferran Font, autor de três assistências. Os leões estiveram a vencer por 2-0 (golos de Toni Pérez e João Souto), resultado com que se atingiu o intervalo. João Almeida (ex-Sporting) reduziu, de livre direto, para a formação nortenha. A equipa de Alejandro Domínguez respondeu com mais dois golos, por Alessandro Verona e Rafael Bessa (ex-Valongo). Francisco Silva bateu pela segunda vez o guarda-redes leonino Ângelo Girão já perto do final.

Já a Oliveirense sentiu mais dificuldades para afastar o OC Barcelos, por 3-2, confirmando-se que seria o duelo mais equilibrado, como o mostra o resultado de 0-0 ao intervalo, devido às boas exibições dos guarda-redes Xano Edo (Oliveirense) e Conti Acevedo (OC Barcelos). Alvarinho, de livre direto, deu vantagem ao cinco minhoto, mas Lucas Martínez, na jogada de saída, restabeleceu o empate. O argentino Lucas Martínez fez o 2-1, beneficiando da inferioridade numérica do OC Barcelos, equipa que chegou ao empate, em novo golo de Alvarinho e ainda de livre direto. A renovada equipa de Oliveira de Azeméis, com cinco caras novas, chegou à vitória num golo de Diogo Abreu. O adversário ainda apostou no 5x4, tirando o guarda-redes, sem efeitos práticos, num final de jogo emocionante.

Este sábado realizam-se as meias-finais, com o Benfica a defrontar a Oliveirense a partir das 14.30 horas e o SC Tomar a medir forças com o Sporting (18 horas), reedição da final da Taça de Portugal da última temporada.