Râguebi: Lobos Portela e Storti, uma amizade nascida na escola
Storti e Portela no casamento deste último

Râguebi: Lobos Portela e Storti, uma amizade nascida na escola

RÂGUEBI27.09.202318:37

Seguem juntos, mas às vezes separados, no râguebi desde os 10 anos. De lobinhos a lobos, a amizade nasceu no Colégio do Sagrado Coração de Maria e mostra-se no Campeonato do Mundo

O ensaio de Raffaele Storti ao minuto 57 na partida com a Geórgia (18-18), uma correria que encontrou um espaço aberto após passe de gancho servido com a mão esquerda (offload) de Jerónimo Portela, vai muito além de uma jogada coletiva cujo resultado se traduziu no segundo ensaio de Portugal (e de Storti) e ter, decerto, contribuído para a nomeação de Homem do Jogo a Portela.

«Um prémio individual [Man of the Match] num jogo coletivo como este até pode ser um bocado ingrato. Qualquer jogador dentro de campo podia ter recebido este prémio. Os avançados fizeram um trabalho enorme, o [Raffaele] Storti marcou dois ensaios espetaculares, por isso qualquer um podia ter recebido este prémio», disse, Jerónimo Portela, no meio do campo de estátua na mão.

«Ele merece o prémio por tudo o que fez. Organizou muito bem a equipa, conseguiu desequilibrar a defesa no meu segundo ensaio. Podia ser ele, o José Madeira também esteve muito bem, coletivamente estivemos muito bem, mas o Jay [Jerónimo Portela] merece», sublinhou Storti no rescaldo do empate com a seleção georgiana.

Entre os dois, além da química detetada a olho nu em campo, algo mais forte extravasa o trabalho conjunto na Seleção Nacional, na qual ambos se estrearam sob a batuta de Patrice Lagisquet. Nem mais, nem menos, do que uma longa amizade.

«Um resultado espetacular de um esforço coletivo, talento, inteligência e celebração de uma amizade especial», sintetizou Dante Storti, pai de Raffaele, nas redes sociais, ao descrever a jogada do ensaio.

Recém-casado, Portela depositou em Storti [e Rodrigo Marta] a confiança de apadrinhar a união, reforçando a ligação entre os dois à margem da bola oval. O padrinho mora longe dos ex-noivos, mas a distância não quebra laços.

Em 2021, Raffaele Storti deixa o amadorismo do campeonato português, parte em busca do sonho da profissionalização, aterra no Stade Français (Paris), clube do Top-14, mas acaba emprestado ao AS Béziers, da Pro D2, a segunda divisão gaulesa.

Tudo acontece um ano depois de, a nível doméstico, Raffaele (AEIS Técnico) se ter sagrado campeão nacional, em maio de 2021, numa final disputada contra Jerónimo (GD Direito), no CAR do Jamor.

De lobinhos a lobos

Rafaeel Storti, 22 anos, estreou-se frente à Espanha (Rugby Europe Championship 2019/2020). Já vestiu 25 vezes a camisola da Seleção Nacional e foi o primeiro português a marcar cinco ensaios numa só partida, com os Países Baixos, em julho de 2021, na jornada de encerramento da primeira volta do REC-2021/2022, torneio bi-anual de qualificação europeia para o Mundial França-2023.

Storti e Portela ao serviçp da Seleção Nacional

Jerónimo Portela, 22, permanece amador em Portugal, transformou-se em lobo num test-match (jogo internacional) na janela de novembro de 2019, frente ao Brasil, numa digressão pela América Latina (São Paulo e Santiago do Chile), partida em que levou, até agora, o único amarelo em 28 internacionalizações e marcou a estreia de Patrice Lagisquet como selecionador de Portugal.

No início de 2020, os amigos Portela e Sorti partiram juntos para o Clube Atlético Peñarol, na primeira experiência profissional de ambos, no arranque da recém-criada Superliga Americana de râguebi. Durou um par de meses. Traídos pelo Covid-19, regressaram aos clubes de origem.

Storti e Portela estão à direita na imagem

As exibições dos dois finalistas vencidos no Mundial B sub-20, em 2019, no Brasil (Storti foi o maior marcador de ensaios e considerado a revelação da prova), numa final perdida (34-35) para o Japão, tinham deixado o clube uruguaio a salivar pelos lobinhos.

Lobinhos desde as seleções de sub-16 a sub-20, peças de um puzzle de jogadores tricampeões europeus (2017 a 2019) e duas vezes finalistas vencidos no mundial do mesmo escalão (2017 e 2019), sempre juntos, os dois lobos estão hoje no França-2023, um cume de uma carreira a representar o país.

Da escola à faculdade

Companheiros de Seleção, adversários entre linhas, a amizade foi sempre construída e reforçada de livros nas mãos. Sentavam-se, por alturas de 2018, nos bancos do Instituto Superior Técnico (IST), curso de Engenharia e Gestão Industrial.

Não era a primeira vez que Jay e Storti dividiam carteira. Os dois conhecem-se desde a primeira dezena de primaveras. Tudo começou no Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa, escola perto da casa dos pais, Miguel Portela, um ex-lobo que abriu a porta dos mundiais ao país, França-2007, e Dante Storti, italiano radicado em Portugal mais inclinado para a bola redonda (de forma amadora, em Itália), do que para aquela que parece um melão.

Storti está de pé no meio da imagem, Portela ao seu lado esquerdo

Entre os dois, Jerónimo Portela e Raffaele Storti, muitos dos rescaldos de duelos clubísticos e histórias por contar das idas às Seleções começaram e acabaram em casa do pai Portela. Era debaixo do teto do lobo que tinha ida a França que, por vezes, Storti ficava a dormir depois dos jogos ou antes das concentrações.

Miguel Portela foi um dos culpados de Jerónimo Portela e Rafael Sorti terem chegado onde chegaram. Ora levava o filho aos treinos, ora dava boleia, nos primeiros tempos, ao amigo do descendente. Um ponto que mereceu umas linhas no discurso de Sorti na despedida de solteiro de Jerónimo Portela. O tal amigo, de quem é padrinho de casamento, que o levou para o râguebi, segundo reza a lenda.

Vídeos

Arthur Cabral faz gesto insultuoso para adeptos do Benfica na garagem
Nacional08.12.202322:43
Arthur Cabral faz gesto insultuoso para adeptos do Benfica na garagem
«Se o clube precisa de um treinador que faça as substituições que os adeptos querem eu saio»
Nacional08.12.202322:30
«Se o clube precisa de um treinador que faça as substituições que os adeptos querem eu saio»
Assobios e lenços brancos para Roger Schmidt no final do Benfica-Farense
Futebol08.12.202320:09
Assobios e lenços brancos para Roger Schmidt no final do Benfica-Farense
Monumental assobiadela a Schmidt na Luz
Futebol08.12.202319:49
Monumental assobiadela a Schmidt na Luz