Defesa dos Pacers limitou os Thunder a 18 pontos no último período - Foto: IMAGO

O segredo estava no banco: Pacers batem Thunder em noite histórica

Equipa de Indiana em vantagem por 2-1 nas finais da NBA

Os Indiana Pacers venceram em casa os Oklahoma City Thunder, por 116-107, e colocaram-se em vantagem nas finais da NBA, liderando por 2-1 (é campeão quem vencer quatro jogos).

A vantagem pode parecer curta, mas em 41 finais anteriores que estiveram empatadas 1-1 quem venceu o Jogo 3 foi campeão 33 vezes, taxa de sucesso de 80,5 por cento.

No jogo da última madrugada, a diferença esteve no banco: 49 pontos dos suplentes de Indiana contra 18 dos de Oklahoma.

Só Bennedict Mathurin, sozinho, foi mais produtivo que todos os suplentes visitantes juntos, somando 27 pontos. Obteve-os em apenas 22 minutos — é o máximo de pontos na história das finais por um jogador que tenha atuado 22 minutos ou menos.

TJ McConnell também deu uma ajuda, somando 10 pontos, 5 assistências e 5 roubos de bola. Desde que esses dados começaram a ser recolhidas, nunca ninguém vindo do banco os tinha obtido num jogo das finais.

Ao contrário do Jogo 1, em que os Pacers só chegaram à liderança a 0,3 segundos do fim (suficiente para vencerem), e do 2, totalmente dominado pelos Thunder, a partida da última madrugada foi muito equilibrada, com o resultado a estar empatado 15 vezes — no total dos cinco jogos das finais da época passada, por exemplo, só houve 13 empates... Desde 2018 (jogo 1 entre Cleveland e Golden State) que um jogo das finais não tinha tantos empates.

Os Pacers, com Tyrese Haliburton também em destaque (22 pontos, 11 assistências e 9 ressaltos), passaram definitivamente para a frente no quarto período, com uma sequência de 12-4 a desfazer empate a 98.

Os Thunder, com uma reta final para esquecer (perderam o último quarto por 32-18), não mais conseguiram recuperar, apesar de Jalen Williams (26), Shai Gilgeous-Alexander (24) e Chet Holmgren (20) terem acabado todos com mais de 20 pontos.

E acabaram por perder depois de terminarem o terceiro período na frente (cinco pontos de vantagem), depois de na época regular terem vencido 61 dos 63 jogos nessas circunstâncias. Nas finais com os Pacers venciam sempre à entrada para o terceiro quarto e só ganharam um dos três jogos.

O Jogo 4 volta a realiza-se em Indianápolis, na madrugada de sábado.

Sugestão de vídeo