Nuno Borges torna-se o segundo português mais bem classificado de sempre no ranking ATP
Nuno Borges tornou-se no primeiro português a chegar aos 'oitavos' do Open da Austrália (EPA/LUKAS COCH)

Nuno Borges torna-se o segundo português mais bem classificado de sempre no ranking ATP

TÉNIS20.01.202415:28

Vitória contra Grigor Dimitrov resulta na estreia do maiato no 'top-50' da hierarquia mundial; apenas João Sousa é melhor do que o jogador de 26 anos

Nuno Borges registou na madrugada deste sábado a maior vitória da sua carreira, ao bater o 13.º cabeça de série e 13.º mundial, Grigor Dimitrov. Se já era uma vitória histórica para o ténis nacional - tornou-se no primeiro a chegar a esta fase do Open da Austrália - a verdade é que também o é para Nuno Borges, uma vez que se vai estrear no 'top-50' do ranking ATP, pela primeira vez na carreira. 

Ao atingir os oitavos de final da prova australiana, o tenista português garante para já 190 pontos - tem 1004 no total - o que significa que sobe para o 47.º lugar da hierarquia mundial. Assim, o maiato sobe 22 lugares, no entanto, pode ascender ainda na mais na classificação se bater Daniil Medvedev na próxima ronda. Caso isso aconteça, somaria 390 pontos nesta prova, perfazendo um total de 1204 e passaria a ingressar na lista dos 35 tenistas mais bem classificados.

A nível nacional, o novo ranking máximo do jogador de 26 anos torna-se na segunda melhor de sempre. João Sousa detém esse registo, na 28.ª posição. Em terceiro, atrás de Nuno Borges, encontra-se Gastão Elias (57.º) e em quarto aparece o já retirado Rui Machado (59.º).